S. R. Ambiente e Alterações Climáticas em parceria com a AASM promoveu sessão informativa sobre condições ambientais na agropecuária | Agricultor 2000


A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através da Inspeção Regional do Ambiente, em colaboração com a Federação Agrícola dos Açores (FAA) e Associação Agrícola de São Miguel (AASM), promoveu uma sessão de esclarecimento nas instalações da Associação Agrícola, sobre a sensibilização ambiental nos setores agrícola e pecuário. O evento teve uma enorme adesão por parte dos produtores e no painel dos intervenientes contou com a presença do Sr. Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores, do Dr. Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, da Sra. Inspetora Isabel Santos da Inspeção Regional do Ambiente e do Coronel José Vieira, Comandante do Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana. 

Na opinião de Jorge Rita, Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, que deu início à sessão, há que se alterar a legislação ambiental dos Açores, optando por se aplicar na região uma legislação própria. O também presidente da Federação Agrícola dos Açores, defende que o Governo Regional tem que proceder à alteração da legislação, o mais cedo possível, pois a realidade regional e a nacional são muito diferentes e assim sendo, há que haver soluções diferentes, por fim sublinhou que a legislação municipal não se pode sobrepor à legislação regional, sugerindo todos os municípios tenham um código de posturas municipais semelhante entre si.

Segundo o Secretário Regional, esta iniciativa visa melhorar o desempenho ambiental das explorações agropecuárias, através de uma vertente educativa e de uma abordagem preventiva, trazendo vantagens para os produtores como a diminuição da poluição dos solos e dos recursos hídricos, o que contribuirá para o bem-estar da população em geral, nesta sessão foram abordadas pelos palestrantes e expectadores muitas questões relevantes e recorrentes, nomeadamente os maus odores provenientes das explorações agrícolas, a eliminação de efluentes pecuários, as descargas e escoamentos de efluentes pecuários em cursos de águas e vias públicas, bem como a eliminação inadequada de resíduos agrícolas e a aplicação inadequada de produtos fitofarmacêuticos.

De acordo com Alonso Miguel, esta iniciativa decorrerá em todos os concelhos dos Açores até ao final de 2023 e dará um contributo muito importante para a sustentabilidade ambiental dos Açores, visto que a região é conhecida por apresentar altos níveis de qualidade ambiental e o património natural e ambiental é uma das imagens de marca dos Açores.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

É impensável a região devolver fundos comunitários a Bruxelas

Audiência com o Presidente do Governo trouxe resultados para o setor agrícola

Associação Agrícola de São Miguel marcou mais uma vez presença na Feira Nacional da Agricultura em Santarém

Feira Agrícola Açores 2023 realizada na Terceira mostra a qualidade da agricultura Açoriana

Federação Agrícola dos Açores congratulou-se com a defesa dum aumento substancial do envelope financeiro do POSEI

Jorge Rita eleito como Presidente do Conselho de Ilha de São Miguel

Colóquio sobre a inovação na produção agropecuária e agricultura de precisão decorreu em Santana

S. R. Ambiente e Alterações Climáticas em parceria com a AASM promoveu sessão informativa sobre condições ambientais na agropecuária