Ações de formação promovidas pela Associação Agrícola de São Miguel | Agricultor 2000


A formação profissional no sector agrícola é hoje uma ferramenta decisiva, para a rentabilidade de uma empresa agrícola. No atual mundo competitivo a formação fomenta o sucesso permitindo às explorações vingarem, através da profissionalização.

Neste âmbito, a Associação Agrícola de São Miguel, em parceria com a Escola Profissional da Ribeira Grande, realizou 2 ações de formação em Processo e Métodos de Correção/Fertilização do Solo, e Nutrição e Alimentação Animal.

As formações decorreram no Parque de Exposições de São Miguel em Santana, em que a primeira, Processo e Métodos de Correção/Fertilização do Solo foi lecionada pelo Eng.º Nuno Dias, de 18 a 27 de novembro de 2019. Teve como objetivo explanar o tema da adubação dos solos e correção dos mesmos, através do conhecimento de como colher e interpretar análises de solos, dos tipos e características dos adubos e dos corretivos, assim como das técnicas de aplicação, para obter os melhores resultados possíveis.

Por sua vez, a formação em Nutrição e Alimentação Animal, decorreu entre os dias 20 a 30 de janeiro de 2020 e foi ministrada pelo Eng.º Henrique Lourenço.

Esta formação focou-se na caracterização dos alimentos para bovinos, de acordo com o seu valor nutritivo, e através do conhecimento do sistema digestivo assim como das necessidades dos animais, poder gerir a utilização de forragens e concentrados de forma rentável e eficaz em função do sistema produtivo de cada exploração.

Estas ações de formação, são formações certificadas pertencentes ao catálogo nacional de qualificações, de duração de 25 horas e contaram com a presença de 15 formandos por turma, que completaram com aproveitamento e mostraram-se gratos por estas oportunidades concedidas pela Associação Agrícola de São Miguel.

Eng.º Henrique Moniz Lourenço

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

As indústrias estão a levar os produtores para o abismo

Reforço de 10 a 20 milhões do POSEI é pretensão da lavoura para garantir sustentabilidade do setor

XIII Congresso da Agricultura dos Açores debate todas as áreas do setor

Federação Agrícola dos Açores quer reforço entre 10 e 20 milhões das verbas do POSEI para a Região

Governo diz que há “margem de progressão” do setor fora das pastagens

Federação Agrícola dos Açores envia carta aos Deputados Europeus onde salienta a importância do POSEI nos Açores

Redução do efetivo bovino sem perda de apoios é alteração “muito significativa” para o Governo

Ações de formação promovidas pela Associação Agrícola de São Miguel

A Sementeira e o Temporal