Campo Comercial Santana de Milhos Dekalb | Agricultor 2000


No final do mês de Agosto, realizou-se uma visita ao campo de ensaios das variedades de milho Dekalb comercializadas pela Cooperativa União Agrícola em 2 hectares de terra, em Santana, cedidos pela Associação de Jovens Agricultores Micaelenses. Foram muitos os lavradores e os interessados na cultura que estiveram presentes neste dia, os quais tiveram oportunidade de verificar e avaliar, com o apoio dos nossos técnicos, as novas variedades comerciais DEKALB, contribuindo esta iniciativa não só para a promoção de novas variedades, como também, para avaliar a capacidade crítica de cada um dos nossos associados aquando da escolha das variedades a semear.

A seleção de novas variedades para os Açores resulta de vários campos de ensaio que são realizados todos os anos, em diferentes zonas da ilha de São Miguel, onde são testadas novas variedades, junto das variedades comerciais, utilizando multicritérios de avaliação essenciais à definição de uma boa variedade para forragem. Para além da avaliação quantitativa, é realizada a colheita de uma amostra de cada uma das variedades aquando do ensilamento, no sentido de avaliar qualitativamente cada uma das variedades, recorrendo às análises físico-químicas.

No campo comercial de Santana foram instaladas as variedades que têm sido muito apreciadas pelos nossos associados, o DKC 6181, FAO 500 longo, com elevados rendimentos em matéria verde e matéria seca, a qual tem superado as variedades tão bem conhecidas como o DKC6340 e DKC6040. Esta variedade possui a capacidade de produzir plantas médias/altas, de folhas largas e com grandes maçarocas, com elevado número de grãos e filas; E as novas variedades comerciais DKC 6777, DKC 6340 e DKC 5741.

A variedade DKC 6777, FAO 600 médio, é uma variedade muito alta que possui um excelente rendimento em matéria verde por hectare e um bom stay-Green. O DKC 6777 mostrou-nos, em vários ensaios realizados, um caule flexível e um sistema radicular muito desenvolvido, o que lhe proporciona uma maior resistência à acama e à tolerância ao stress hídrico.

O DKC 6340, FAO 500 longo, é uma variedade ideal para aquele produtor que pretende conseguir produções semelhantes a ciclos 600 que não pode semear tão cedo ou que não pode colher tão tarde. Esta variedade recomenda-se semear com densidades médias, originando maçarocas cilíndricas com um grande número de filas. Possui um caule muito resistente à queda e à broca.

O DKC 5741, FAO 500 curto, sinónimo de maçarocas cilíndricas, longas e pesadas com elevado número de filas, apresenta um pequeno ângulo entre as folhas e o caule. Bom stay-green com folhas de cor verde escura. Adaptado a altas densidades de sementeira.

Para além da apresentação das diferentes variedades de milho Dekalb, este ano orientamos os 2 hectares de milho ao sistema de sementeira Twin Rows, vulgo sementeira pé de galo, com a densidade de 90 000 plantas por hectare, tendo sido possível verificar com os nossos participantes que este sistema oferece melhores produções de massa forrageira, resultante de um melhor aproveitamento da fertilidade do solo (maior ocupação do solo), melhor controlo de infestantes e menores perdas de água por evaporação do solo (o solo deixa de estar exposto ao sol mais cedo que nas sementeiras convencionais).

As variedades foram semeadas utilizando adubos de "disponibilidade controlada", tendo sido feita toda a adubação à sementeira aplicando 50 Kg por alqueire, na linha, de ENTEC 20-10-10 (350 Kg/ha) e 75 Kg por alqueire, a lanço, de ENTEC 25-15 (525 Kg/ha). O controle de infestantes - junça, milhãs e folhas largas - foi com o herbicida ZEUS a 2 l/ha.

Eng.º Nuno Dias