Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
O projeto 'EU Free Grazing Dairy' é a primeira iniciativa europeia do Centro Açoriano de Leite e Laticínios. O objetivo é promover os queijos dos Açores no Canadá, aproveitando o acordo comercial.
Uma campanha de promoção integrada num projeto sustentado a três anos pretende dar a conhecer os queijos açorianos ao grande público do Canadá e já está neste momento a decorrer nas duas grandes metrópoles do país, Toronto e Montreal.
Os produtos escolhidos para esta campanha foram o 'Queijo Ilha', mas também o Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia e ainda o 'Queijo Prato', que representa os queijos açorianos cujo formato assenta na dimensão de um prato.
Os cartazes apelam também ao pluralismo cultural e étnico do Canadá através de várias pessoas fotografadas a sorrir, sendo o único elemento comum a forma da meia-lua sobre a parte inferior do rosto das pessoas, que identifica não apenas uma fatia de queijo, como também simboliza um sorriso aberto.
O projeto 'EU Free Grazing Dairy' resulta de uma candidatura financiada com fundos comunitários destinados a apoiar a promoção de produtos alimentares para exportação e é a primeira ação de dimensão europeia do Centro Açoriano de Leite e Laticínios, o organismo que congrega o Governo dos Açores e representantes da produção, distribuição e indústria leiteira.
Aliás, a candidatura açoriana é apresentada pela Associação Agrícola de São Miguel por ser esta a única entidade no seio do Centro Açoriano de Leite e Laticínios que tinha a dimensão, o enquadramento jurídico e que manifestou também a disponibilidade operacional para o fazer.
Isto porque o Governo dos Açores não se pode candidatar a este apoio e as indústrias isoladamente também não, uma vez que os fundos são destinados a produtos e não a marcas.
Refira-se que a janela de oportunidade desde projeto de promoção dos queijos açorianos no Canadá surgiu com o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Canadá (CETA na sigla inglesa), que entrou em vigor há dois anos.
No caso dos queijos, a quota anual de exportação da União Europeia para a Canadá passará de 5300 toneladas em 2018 para cerca de 18 mil e 500 toneladas após o ano de 2022. Há, por isso, uma oportunidade para os Açores aumentarem as suas exportações para o Canadá, uma vez que a campanha de promoção dos queijos dos Açores decorre durante o período de aumento da quota de exportação e pretende criar uma imagem consolidada no consumidor, o que não se conseguiria apenas com ações pontuais.
Projeto de promoção prevê várias ações durante 3 anos
A vinda de jornalistas do Canadá aos Açores foi apenas o primeiro passo de um projeto que prevê várias formas de promoção dos queijos.
O projeto 'EU Free Grazing Dairy' começou em abril deste ano e tem um prazo de vigência de três anos, até ao final do primeiro trimestre de 2022.
O projeto prevê a promoção dos queijos dos Açores no Canadá por várias formas que vão da comunicação social à culinária, passando pelas ações de divulgação junto de potenciais importadores, beneficiando-se aqui da rede de contactos que a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep) possui no Canadá.
Para além dos cartazes que já promovem os queijos dos Açores no Canadá o projeto inclui também a divulgação através de publicações da especialidade no Canadá. Por isso, esteve em São Miguel e São Jorge, um grupo de jornalistas do Canadá que visitou fábricas, explorações, mercados e restaurantes, procurando desta forma não só conhecer o queijo dos Açores, como perceber todo o contexto que o torna distintivo no mercado.
Vão ser também promovidos encontros para a divulgação dos queijos dos Açores junto de importadores e distribuidores no Canadá, para além da participação em feiras. O queijo dos Açores é um produto com potencial para ser vendido no Canadá em lojas gourmet dedicadas exclusivamente ao queijo.
Outro aspeto deste projeto é o das provas de degustação que irão ser realizadas diretamente junto dos consumidores canadianos, estando inclusivamente a ser negociada a aparição dos queijos dos Açores num conhecido programa televisivo com um chef canadiano, que irá nessa emissão demonstrar o potencial culinário dos queijos açorianos.