
Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
Os European Dairy Farmers (EDF) são um grupo de produtores de leite progressistas e visionários que procuram inspiração. Funcionam como uma plataforma para a troca de ideias, experiências e conhecimentos a nível internacional. A EDF pretende ligar agricultores de mente aberta e outros agentes da cadeia leiteira por toda a Europa.
Atualmente, existem 17 membros irlandeses da EDF provenientes de todas as regiões da Irlanda. O grupo irlandês reúne-se 3 a 4 vezes por ano para discutir a gestão das suas explorações e partilhar informações financeiras, entre outras. Uma destas reuniões é normalmente realizada no estrangeiro. Neste ano de 2025, o destino escolhido para visitar foi a ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, pois o grupo demonstrou interesse em visitar outros sistemas de explorações leiteiras à base de erva. Além disso, este ano a conferência anual da EDF irá realizar-se em junho na cidade do Porto, em Portugal.
Durante a visita à ilha de São Miguel, o grupo visitou 3 explorações leiteiras e aprendeu como funcionava o sistema baseado na erva. Conheceram como se gere a produção de erva na ilha e como se produz excelentes colheitas de milho, ao contrário do que acontece no seu pais.
O grupo ficou bastante impressionado com as pastagens de São Miguel, principalmente com a quantidade de erva disponível e com produção de leite nesta altura do ano, coisa que na Irlanda não se verifica, dado que as vacas no inverno estão estabuladas e nos meses de dezembro e janeiro estão todas secas, e os partos são concentrados em fevereiro e março. As produções por vaca são baixas na ordem dos 5000 a 6000kg de leite por lactação com teores de 4.5 de gordura e 3.4 de proteína.
Neste momento indicam que está a haver uma grande pressão sobre o preço da terra por empresas externas ao sector, pelo que estão a ponderar intensificar a produção para fazer face ao preço de compra da terra.
Neste encontro, observaram como o sistema de apoio da Cooperativa União Agrícola, CRL aos cooperantes, funcionava bem e como ajudava os agricultores, através de conselhos, gestão financeira e um forte sentido de comunidade. De acordo com o grupo, ficaram muito impressionados com a visita à Fábrica de Rações Santana e com a forma como se produzia eficazmente a ração animal fornecida aos agricultores de São Miguel. Neste mesmo dia, o grupo desfrutou um excelente almoço no Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel com a equipa de técnicos e consultores da Cooperativa. No último dia da viagem, o grupo visitou a plantação de ananases do produtor Augusto Arruda e a plantação de chá Gorreana, um dos Ex-líbris locais, conforme recomendado.
Em geral, e de acordo com o grupo Irlandês, a viagem a São Miguel foi agradável e muito informativa e foi ótima para adicionar contactos portugueses à rede europeia do grupo EDF.