Grupo Irlandês European Dairy Farmers (EDF) visita ilha de São Miguel | Agricultor 2000


Os European Dairy Farmers (EDF) são um grupo de produtores de leite progressistas e visionários que procuram inspiração. Funcionam como uma plataforma para a troca de ideias, experiências e conhecimentos a nível internacional. A EDF pretende ligar agricultores de mente aberta e outros agentes da cadeia leiteira por toda a Europa.

Atualmente, existem 17 membros irlandeses da EDF provenientes de todas as regiões da Irlanda. O grupo irlandês reúne-se 3 a 4 vezes por ano para discutir a gestão das suas explorações e partilhar informações financeiras, entre outras. Uma destas reuniões é normalmente realizada no estrangeiro.  Neste ano de 2025, o destino escolhido para visitar foi a ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, pois o grupo demonstrou interesse em visitar outros sistemas de explorações leiteiras à base de erva. Além disso, este ano a conferência anual da EDF irá realizar-se em junho na cidade do Porto, em Portugal.

Durante a visita à ilha de São Miguel, o grupo visitou 3 explorações leiteiras e aprendeu como funcionava o sistema baseado na erva. Conheceram como se gere a produção de erva na ilha e como se produz excelentes colheitas de milho, ao contrário do que acontece no seu pais.

O grupo ficou bastante impressionado com as pastagens de São Miguel, principalmente com a quantidade de erva disponível e com produção de leite nesta altura do ano, coisa que na Irlanda não se verifica, dado que as vacas no inverno estão estabuladas e nos meses de dezembro e janeiro estão todas secas, e os partos são concentrados em fevereiro e março. As produções por vaca são baixas na ordem dos 5000 a 6000kg de leite por lactação com teores de 4.5 de gordura e 3.4 de proteína.

Neste momento indicam que está a haver uma grande pressão sobre o preço da terra por empresas externas ao sector, pelo que estão a ponderar intensificar a produção para fazer face ao preço de compra da terra.

Neste encontro, observaram como o sistema de apoio da Cooperativa União Agrícola, CRL aos cooperantes, funcionava bem e como ajudava os agricultores, através de conselhos, gestão financeira e um forte sentido de comunidade. De acordo com o grupo, ficaram muito impressionados com a visita à Fábrica de Rações Santana e com a forma como se produzia eficazmente a ração animal fornecida aos agricultores de São Miguel. Neste mesmo dia, o grupo desfrutou um excelente almoço no Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel com a equipa de técnicos e consultores da Cooperativa.  No último dia da viagem, o grupo visitou a plantação de ananases do produtor Augusto Arruda e a plantação de chá Gorreana, um dos Ex-líbris locais, conforme recomendado.

Em geral, e de acordo com o grupo Irlandês, a viagem a São Miguel foi agradável e muito informativa e foi ótima para adicionar contactos portugueses à rede europeia do grupo EDF.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Para o setor agrícola nos Açores, 2024 não foi um ano excelente, mas foi melhor que 2023, esperemos que 2025 seja um ano ainda mais favorável

Jorge Rita reeleito na presidência da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola

Federação Agrícola dos Açores reuniu com o Ministro da Agricultura e Pescas

Sessão de abertura de cursos de formação profissional

Azores Beef Fest destacou com sucesso a importância do setor da carne nos Açores

Presidente da Federação Agrícola dos Açores participou no I Congresso de Ovinocultura e Caprinocultura em Santa Maria

Visita aos Supermercados Mercadona

Grupo Irlandês European Dairy Farmers (EDF) visita ilha de São Miguel