
Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
O festival de churrasco, Azores Beef Fest, decorreu de 5 a 8 de setembro, pela primeira vez nos Açores e foi organizado pelo Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) e pela Federação Agrícola dos Açores. Constituído por uma masterclass destinada aos profissionais dos talhos, salas de desmancha e restauração, no Matadouro de São Miguel, um workshop para produtores e operadores, na Associação Agrícola de São Miguel, e o Festival de Churrasco, no Mercado de Santana, no concelho de Ribeira Grande. O festival integrou quatro estações de churrasco: fogo do chão, com a preparação da famosa costela, o varal, com peças como o chambão em cozedura lenta, carnes defumadas no famoso pit smoker texano (peito e hambúrguer) e a tradicional grelha (parrilla). Neste evento participaram sete cozinheiros especialistas na confeção da carne, oriundos do Brasil, de Portugal continental e dos Açores e disponibilizou-se 2.100 kg de carne, conciliando formação e degustação para valorizar a excelência da carne dos Açores.
“Um evento muito bem-sucedido e a repetir em 2025”
Jorge Rita, Presidente do CERCA e da Federação Agrícola dos Açores, mostrou-se extremamente satisfeito com o resultado do evento e que o objetivo é fazer deste, um festival anual nos Açores, salientou que todos os objetivos nos quatro dias do evento foram cumpridos, principalmente no que diz respeito à valorização da carne. "É um balanço muito positivo. Aquilo que pretendíamos neste evento foi plenamente conseguido, não só em relação à comunicação do evento, mas também pela parte formativa que foi excelente, através dos workshops que foram sendo desenvolvidos ao longo dos dias", afirmou Jorge Rita, sublinhando que era desejo que "as pessoas se sentissem os próprios embaixadores da comunicação da excelência da nossa carne, que é de grande qualidade, e isso foi conseguido". De acordo com o também presidente da Associação Agrícola de São Miguel, infelizmente nem sempre a carne dos Açores tem a devida valorização e este evento veio trazer um maior conhecimento da importância da carne, porque podemos e devemos "aproveitar aquilo que o animal nos dá e aqui é que está a vantagem do rendimento da carcaça, que replica no rendimento do agricultor".
“Eventos como este, seduzem os residentes e atraem os visitantes”
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve presente na sessão de abertura do evento, no Mercado de Santana, acompanhado pelo Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura. Começou por afirmar que "estamos projetando uma nova visão para a valorização e identidade dos Açores, no quadro da nossa economia produtiva e, sobretudo, de sustentabilidade económica, social e alimentar, enquanto destino turístico". Lembrou ainda que a "segurança alimentar, a excelência no produto, o bem-estar animal e a genuinidade biológica são créditos que os Açores não devem deixar em mãos alheias", vincando que os Açores, "vão continuar a trilhar caminho de excelência, com base no saber adquirido e "apostando na diversificação". José Manuel Bolieiro, deu nota para realizar, com carácter anual em cada uma das ilhas dos Açores, um Festival do Churrasco, dado a sua importância para o setor da carne no arquipélago, pois não só desenvolvem a fileira da carne, mas também permitem seduzir os residentes e atrair os visitantes.