
Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
Decorreram no passado dia 10 de janeiro, das 9h às 21h, no Parque de Exposições em Santana, as eleições dos novos órgãos sociais para o quadriénio 2025 a 2029, num ato eleitoral que contou como uma lista única, liderada por Jorge Rita e que resultou na sua reeleição para os próximos quatros anos.
Participaram nestas eleições mais de 450 associados, o que atendendo à existência de uma lista única, traduziu-se numa reeleição com 97% dos votos e num sinal de grande confiança e crédito dos associados à lista vencedora, o que demonstra a importância que os produtores deram a este ato eleitoral, valorizando todo o trabalho desenvolvido por estas Instituições na defesa dos seus interesses, nos últimos anos.
Este será o oitavo e último mandato cumprido por Jorge Rita, que desempenha funções como Presidente há 22 anos. O Presidente reeleito, no seu discurso, manifestou-se extremamente satisfeito por manter o voto de confiança dos associados e acredita que este ato eleitoral constituiu assim, mais uma demonstração do compromisso existente entre associados e os órgãos sociais reconduzidos, constituindo um reforço das estratégias delineadas pela Associação Agrícola de São Miguel e pela Cooperativa União Agrícola, CRL, que têm contribuído duma forma clara e objetiva para a melhoria das condições existentes na Agricultura dos Açores.
A lista vencedora é encabeçada por Jorge Alberto Serpa da Costa Rita, com exploração na Maia e mantém os mesmos vogais do Conselho de Administração, Valter Manuel Fonseca Melo, produtor das Feteiras e Eduardo Jorge Jordão de Sousa, produtor nas Capelas. O Presidente da Assembleia Geral é Eugénio Quental Medeiros Câmara, produtor na Fajã de Cima, o vice-presidente da Assembleia Geral é João Carlos Couto Borges, produtor na Ponta Garça e o Secretário, Roberto Manuel Cordeiro Ponte,
produtor na Lomba da Maia. O Conselho Fiscal é presidido por Paulo José Machado Cruz, produtor nas Furnas, e tem como vogais José Dinis Sousa Ferreira, produtor nos Arrifes e José Carlos Borges Tavares, produtor em Santa Cruz da Lagoa.
Ao discursar Jorge Rita, defendeu e salientou a importância dos associados irem votar, pois ajudaram a fortalecer com o seu voto, a própria Agricultura enquanto atividade económica regional. De seguida, anunciou que a Unileite irá aumentar o preço do leite em um cêntimo a partir de janeiro, um valor que fica aquém do desejado pela lavoura, que acredita em novos aumentos no primeiro trimestre deste ano. Com esta atualização, o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel teceu críticas à fábrica de lacticínios Fromageries Bel, que só vai aumentar o preço do leite em um cêntimo a partir de fevereiro. Jorge Rita, afirmou também pela primeira vez a todos os presentes, que neste ano de 2025, irão ser celebrados os 50 anos da Associação Agrícola de São Miguel, que vão ser "condignamente" assinalados.
Em suma, a Agricultura é uma das atividades mais importantes da Região, por isso, o Conselho de Administração estará sempre disponível para a adoção de medidas que contribuam para uma melhor agricultura na região, e irá focar-se nos próximos anos na melhoria dos rendimentos dos agricultores açorianos e na negociação do próximo quadro comunitário de apoio, incluindo o Posei, colaborando para a coesão sócio económica dos Açores, pretendendo continuar a dar continuidade a todo o trabalho realizado até hoje, sempre com dignidade e rendimento.