Incentivar o consumo de produtos regionais é o próximo desafio quando já se produz com qualidade | Agricultor 2000


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, manifestou-se orgulhoso com o setor agrícola que "é capaz de produzir bens de qualidade" e esteve em destaque na iniciativa da Associação Agrícola de São Miguel de celebrar o Dia Nacional da Agricultura. João Ponte destacou a importância que o setor agrícola tem para a economia da Região, salientando que o próximo passo "é valorizar o que produzimos e encontrar mercados para valorizar principalmente o leite, que é o principal sustento do setor agropecuário e é um desafio que temos para o futuro"

Durante as celebrações do Dia Nacional da Agricultura que decorreram no mercado agrícola de Santana, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, manifestou a importância de se mostrar o que de melhor se produz na Região. Referindo que do ponto de vista do Governo a iniciativa que juntou mais de três mil crianças foi "um motivo de orgulho", João Ponte acrescentou sentir "orgulho por um setor que produz e é capaz de produzir bens de qualidade"

O Governo Regional associou-se à Associação Agrícola de São Miguel na iniciativa de celebrar o Dia Nacional da Agricultura, sob o lema "cuidar e cultivar para todos alimentar", assinalando assim "um dia importante para a Região e para a agricultura, já que é um dia para mostrar o quanto o setor é importante para a economia da Região".

Depois de visitar o espaço repleto de várias atividades, João Ponte destacou que "o que se produz na Região não fica atrás de qualquer região do mundo. Temos capacidade interna instalada, temos capacidade para produzir bem e é isso que temos vindo a fazer".

Para o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, havendo produtos de qualidade o próximo desafio "é valorizar o que produzimos e encontrar mercados para valorizar principalmente o leite, que é o principal sustento do setor agropecuário e é um desafio que temos para o futuro".

Sobre as celebrações do Dia Nacional da Agricultura, organizado a nível regional pela Associação Agrícola de São Miguel em parceria com o Governo Regional, João Ponte disse esperar "que seja o primeiro de muitos" até porque "é importante transmitir às novas gerações o valor da agricultura".

Quando muitos "já não são filhos de agricultores", João Ponte reforça a importância de iniciativas deste tipo já que se vive um paradigma no setor. Por um lado a agricultura "é um setor que emprega muita gente, mas é importante que os jovens mexam na terra, saibam de onde vem o leite e o queijo e tenham contacto com os animais".

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas elogiou a "iniciativa excelente, que orgulha o Governo Regional e deve orgulhar a região" e também interagiu com os mais novos enquanto visitava as várias atividades disponíveis para que as crianças pudessem mexer na terra e nos vários animais.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“Sem os agricultores não havia a festa como a conhecemos”

Explicar a importância da agricultura ao mesmo tempo que se ajuda a valorizar o que é nosso

Jorge Rita eleito Vice-Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal

XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia decorre integrado na Feira Açores 2017

Incentivar o consumo de produtos regionais é o próximo desafio quando já se produz com qualidade

Mais de três mil crianças aprendem a importância da agricultura

Produtores satisfeitos com comemorações do Dia Nacional da Agricultura

A crise reforçou solidariedade dos agricultores ao Senhor Santo Cristo dos Milagres

Agricultores apoiam festas religiosas e crises no Mundo

Em 2017 atingiu-se um record de participantes no Curso de Preparadores

Federação Agrícola dos Açores pede reforço do Posei

O preço de leite nos Açores é o mais baixo da Europa