Colóquio higiene e rotina da ordenha | Agricultor 2000


No passado dia 28 de Novembro a ZOOPAN teve o prazer de realizar um colóquio, relativo à higiene e rotina da ordenha, com alguns dos associados da Cooperativa União Agrícola de S. Miguel, Açores. A médica veterinária da CID LINES, a DVM Joséphine Verhaeghe foi a convidada para o evento com informações relevantes sobre mercado e produtos.

Foram apresentadas as tendências optimistas sobre o preço do leite pago ao produtor verificadas mundialmente, tendo como consequência a melhoria futura das explorações leiteiras. Foi salientada a necessária mudança de abordagem essencialmente correctiva dos profissionais e produtores para apostar numa terapia mais preventiva; seja através da higiene, da prevenção ou mesmo da monitorização individual dos animais.

Após uma breve narrativa sobre a história da CID LINES no mercado da indústria do leite, foram apresentados alguns dos produtos que poderão ser uma peça-chave nas principais patologias que afetam a exploração de leite, nomeadamente:

- na recria de vitelos o KENOCOX que proporciona uma desinfeção eficaz das instalações contra os agentes patogénicos responsáveis pela diarreia neonatal;

- no tratamento dos cascos o KENOFIX que para além da sua ação desinfectante, hidratante e calmante, atua como uma barreira (efeito de segunda pele) e tem um agente amargante (ação repelente comprovada);

- na gestão das mastites a aplicação de dippings de confiança.

O que quero dizer com dippings de confiança? Sabemos que a mastite é uma patologia multifactorial e que esta deve ser encarada como um problema sério que pode e deve ser evitado, uma vez que, acarreta custos avultados numa exploração.

Existem dippings sem registo, ou seja, não têm qualquer validação oficial do produto. O que implica que a responsabilidade da aplicação/utilização fica a cargo do produtor. É um produto sem garantias!

Existem outros dippings com registo de biocida em que temos a garantia da sua capacidade de desinfeção (tem ação bactericida), mas podem ser muito agressivos para a pele dos tetos.

E finalmente temos os dippings com registo medicinal. Estes previnem as mastites além de permitirem uma manutenção de uma boa condição da pele do teto. Na prática, o produto está oficialmente validado para ser aplicado todos os dias nos tetos e ajuda a prevenir novos casos de mastites.

Os nossos pós-dippings são considerados medicinais, não sujeitos a receita médica veterinária e temos duas opções à escolha.

O KENOCIDIN:

- Clorhexidina;

- Menthae arvensis (efeito refrescante e propriedades anti-inflamatórias);

- Emolientes.

Esta formulação permite que a ordenha seja mais fácil e deve ser idealmente utilizada após o uso de dippings agressivos para o teto. Muito eficaz em todas as condições ambientais. Tem um efeito de barreira único!

O KENOSTART:

- Baseado num complexo de iodo activo estabilizado (permite uma mais baixa dose de iodo 3000ppm);

- Emolientes.

Não é simplesmente outro dipping à base de iodo, contém um rácio óptimo entre iodo e emolientes o que permite uma influência positiva na estabilidade, no poder de desinfeção e nos efeitos hidratantes deste produto o que leva a uma menor irritação da pele dos tetos.

Ambas as fórmulas do KENOCIDIN e do KENOSTART foram testadas de acordo com as normas europeias 1040 e 1656 contra bactérias causadoras de mastites. Nunca esquecer que a condição do teto tem um efeito direto na produção de leite. E o nosso objectivo é que haja uma MELHOR RENTABILIDADE DAS EXPLORAÇÕES LEITEIRAS através de um MELHOR MANEIO PREVENTIVO!

A ZOOPAN juntamente com a CID LINES aposta em produtos de qualidade. E como tal, aconselhamos a utilização de um pré-dipping, o KENOPURE, que é considerado um pré-tratamento completo:

- Limpa e desinfeta os tetos (à base de ácido láctico);

- Melhora a condição da pele dos tetos (contêm glicerina);

- Estimula a libertação do leite (ação da ocitocina que acelera o processo de ordenha e diminui o risco de contaminação dos tetos);

- Previne a contaminação do leite.

 

Joana Dias

Médica Veterinária

Dep. Técnico-Comercial da Zoopan