Novos incentivos para o setor agrícola | Agricultor 2000


Após reunião entre o Presidente do Governo dos Açores e o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, onde esteve também presente, o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, realizada no Palácio de Sant'Ana, foi anunciado a abertura de candidaturas, que visam apoiar o setor agrícola açoriano, no mínimo, com 9,5 ME, através do Prorural+ e do novo Sistema de apoio financeiro à Agricultura (SAFIAGRI).

Assim, entre 8 e 31 de julho, já abriram candidaturas ao investimento nas explorações agropecuárias no âmbito do Prorural+ destinadas à transição verde, digital e reservatórios de água no valor de 8 milhões de euros.

Este aviso permite a construção de reservatórios para armazenamento e abastecimento de água, robots de ordenha, informatização das ordenhas e da alimentação animal, transição para as energias alternativas (nomeadamente solares e eólicas), existência de sensores de humidade e temperatura para a vitivinicultura, horticultura e floricultura, entre outros investimentos. As taxas de apoio podem atingir os 75% do investimento elegível.

Foi também referenciado a abertura de um período de candidatura, em vigor entre 8 de julho e 2 de agosto, para a reconversão de explorações de leite para carne, pretendendo-se dar continuidade à reestruturação da bovinicultura de leite nas ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa.

No âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) serão publicadas portarias referentes ao apoio aos investimentos nas explorações agropecuárias e ao apoio aos jovens agricultores.

Refira-se que neste âmbito, as taxas máximas de apoio ao investimento passam para os 85% (no Prorural+ eram de 75%); Os jovens que se queiram instalar na atividade agrícola, sem estarem a tempo inteiro, passam a receber um prémio de instalação no valor de 15 000 euros (antes não recebiam qualquer montante) e os jovens que se queiram instalar a tempo inteiro recebem, independentemente do setor do ramo agrícola e da área da exploração, um prémio de 40 000 euros; É criado o conceito de "Pequenas Explorações" com um investimento máximo de 50 000 euros e uma taxa de apoio de 85% e o investimento total deixa de ser limitado. Anteriormente, era limitado aos 500 mil euros por beneficiário e à apresentação máxima de três candidaturas na vigência do quadro comunitário.

A partir de 2025 será liberalizado o apoio ao Gasóleo Agrícola, tendo em conta a manutenção dos elevados custos das matérias-primas, designadamente adubos, concentrados e combustíveis e a verificada falta de mão-de obra, importa criar condições regionais para que a agricultura produtiva possa continuar a sua função de produzir alimentos para consumo interno e expedição.

No caso do novo Sistema de Apoio Financeiro à Agricultura (SAFIAGRI), será aberto um período de candidaturas durante este ano, para compensar os agricultores com os encargos financeiros bancários, de juros e imposto de selo, decorrentes de empréstimos contraídos para financiamento das suas atividades, durante o ano de 2023.  Valor previsto do apoio: 1 500 000,00 Euros.

O apoio financeiro a conceder corresponde a 40% dos juros e do imposto de selo decorrentes de empréstimos contraídos pelos agricultores para financiamento das suas atividades; O apoio previsto será calculado nas operações de juro de taxa variável com referência ao Spread contratualizado, não podendo o mesmo ultrapassar o máximo de 6%; Nas operações de juro de taxa fixa o valor do Spread a ter em conta resultará da dedução à taxa de juro aplicada do valor do indexante Euribor em vigor à data de contratação do empréstimo, atendendo à periodicidade das prestações; Cada agricultor só poderá apresentar uma candidatura, ainda que tenha contraído mais do que um empréstimo bancário, o apoio financeiro a atribuir tem por base os encargos suportados de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Novos incentivos para o setor agrícola

Associação Agrícola marcou mais uma vez presença na Feira Nacional da Agricultura em Santarém

Governo Regional deve pagar “rapidamente” apoios em atraso

Jorge Rita reeleito Presidente da Mesa do Conselho de Ilha de São Miguel

Mostra de excelência internacional, considera governante

Governo da República pretende incluir agricultores dos Açores nos apoios já implementados no continente

Federação Agrícola dos Açores recebeu André Rodrigues recém-eleito deputado ao parlamento europeu

Câmara de Ponta Delgada recebeu Associação Agrícola de São Miguel

Câmara da Ribeira Grande recebeu Associação Agrícola de São Miguel

Câmara Municipal de Nordeste recebeu Associação Agrícola de São Miguel

Autarquia de Vila Franca do Campo recebeu Associação Agrícola de São Miguel

Dia Mundial do Leite celebrado por 120 crianças na Ribeira Grande

Presidente da Federação Agrícola dos Açores presente nas Jornadas Agrícolas Marienses

Jorge Rita participa na Feira Agrícola AGROTER 2024 na ilha Terceira

Após pausa de 6 anos, Feira Agrícola de São Jorge voltou em grande

Incêndio na Bel