Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores foi um dos participantes e intervenientes na 2ª edição das Jornadas Agrícolas Marienses, que decorreram nos dias 21 e 22 de junho na ilha de Santa Maria. Este evento foi organizado pela Câmara Municipal da Vila do Porto, em parceria com a Associação Agrícola de Santa Maria e ARCOA.
Este encontro promoveu a reflexão e a troca de conhecimentos sobre o setor agrícola, entre os palestrantes e diversos participantes e permitiu que se discutisse a vitivinicultura heroica, no caso das vinhas de Santa Maria, a valorização dos produtos locais, a bovinicultura de carne e o PEPAC.
Jorge Rita, através da CERCA (Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores) interveio no segundo dia do evento, no 3º painel que teve como tema a Bovinicultura de Carne - eficiência e sustentabilidade. Debateu a estratégia para a carne dos Açores e destacou a carne de Santa Maria como produto de excelência. Para o presidente da Federação Agrícola dos Açores a carne mariense tem potencial, embora reconheça que o setor na ilha precisa de "maior e melhor organização e precisa de ter uma atenção diferente daquela que tem tido", disse. Mas Jorge Rita esclareceu que para se valorizar um produto regional há que pensá-lo no todo do arquipélago, "temos produtos de eleição fidelizados nos mercados nacionais e internacionais e os produtos têm de ter a Marca Açores", acrescentando que no caso de Santa Maria ter a excelência da carne associada à Marca Açores "é um valor acrescentado para a ilha e para a Região".