Dairy4Future apresenta-se aos Açores | Agricultor 2000


Cerca de 50 membros da equipa do Dairy4Future, projecto de investigação inovador no sector leiteiro, no espaço Atlântico, visitaram São Miguel, de 15 a 18 de julho. Provenientes de Portugal, Espanha, França, Reino Unido e República da Irlanda, os investigadores deslocaram-se a três das sete explorações presentes nesta ilha do Espaço Atlântico para ver de perto a diversidade dos sistemas leiteiros que o projeto abrange.

A Associação Agrícola de São Miguel, entidade anfitriã deste encontro, entende que ter estes investigadores nos Açores foi muito importante para os produtores de leite açorianos porque deu a conhecer o sistema de produção leiteiro açoriano e permitiu obter algumas recomendações por parte de peritos Europeus nesta área de trabalho.

As explorações piloto presentes nas ilhas de São Miguel e Terceira fazem parte de um grupo de 100 explorações piloto presentes nas 12 principais regiões produtoras de leite da União Europeia. O objectivo é identificar boas práticas e estimar a eficiência do uso de recursos.

Para os membros do Dairy4Future, esta visita revelou-se de grande importância para o projeto porque muitos parceiros não conheciam os Açores e a sua realidade e especificidades, garante o responsável pelo projecto na região Sul/Açores, David Fangueiro, do Instituto Superior de Agronomia.

No final da visita, houve ainda uma apresentação pública deste projecto INTERREG que contou com a presença de entidades locais, parceiros do projeto e produtores oriundos da ilha de São Miguel.  "A presença, aqui na AASM, de dois produtores de leite franceses, membros da comissão de acompanhamento do projeto Dairy4Future teve grande impacto nos produtores presentes que perceberam que existem objetivos comuns para a produção leiteira do Espaço Atlântico. Sentimos uma excelente recetividade por parte dos produtores assim como das autoridades locais, na pessoa do Sr Diretor Regional de Agricultura".

Encontrar o equilíbrio entre rentabilidade, uso eficiente dos recursos e mitigação de efeitos ambientais é o grande objetivo do Dairy4Future. A próxima reunião do Dairy4future ficou agendada para janeiro de 2020 e realizar-se-á em Lugo, na Galiza.

 

Sobre o Dairy4Future

O projeto Dairy4Future teve início em janeiro de 2018 e prolongar-se-á até dezembro de 2021, reunindo um consórcio de 11 parceiros de cinco países da Região Atlântica - Irlanda, Reino Unido, França, Espanha e Portugal.

Com um financiamento de 3,8 milhões de euros do programa INTERREG-UE, o Dairy4Future tem a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) como parceiros técnicos em Portugal. Os parceiros associados são a AGROS (União das Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Minho e Trás-Os-Montes), a APCRF (Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia) e as associações agrícolas açorianas das ilhas de São Miguel e Terceira (AASM e AAIT). Também conta com o apoio de outros colaboradores locais como a FENALAC, LACTICOOP, PROLEITE e as Cooperativas de Barcelos e de Vila do Conde.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Jorge Rita defende medidas imediatas para que se aumente o envelope financeiro do POSEI

Presidente do Governo Regional considera que não é aceitável o corte de qualquer verba no POSEI

“Estas feiras têm potencial em termos de atração turística”

Dairy4Future apresenta-se aos Açores

Excelente participação dos produtores micaelenses presentes na Feira Agrícola Açores 2019

Entrega do livro São Coisas de Luís Óscar referente à vida de João Pacheco Pimentel