Presidente da Federação Agrícola dos Açores participou nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória | Agricultor 2000


Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores foi um dos participantes e intervenientes na 15ª edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreram nos dias 24 e 25 de março na ilha Terceira. Este evento é organizado pelo município, em parceria com a Associação Agrícola da Ilha Terceira, a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses e a empresa Bioazórica, o tema deste ano foi a "Agricultura ajustada ao novo panorama global".

Este encontro promoveu a reflexão e a troca de conhecimentos sobre o setor agrícola, entre os palestrantes e diversos participantes e permitiu que se discutisse as principais dificuldades no setor primário, entre os principais temas Jorge Rita abordou as áreas do leite, carne, diversificação agrícola, o parcelário agrícola, a possível perda de fundos comunitários devido à política de endividamento zero defendida pelo Governo Regional, que acredita que irá condicionar o  acesso a candidaturas a Fundos Europeus e defendeu uma intervenção firme e credível do Governo para compensar os produtores e consumidores face aos condicionamentos da inflação.

Reforçou que deve existir uma calendarização dos pagamentos regionais aos agricultores, a dificuldade de instalação dos jovens agricultores, devido aos elevados custos com a segurança social.

Referiu-se ao problema da desratização na região, que continua a ser muito grave, ao nível da saúde pública e também, com os prejuízos que acarreta para as explorações pecuárias. Como tem afirmado recorrentemente, as campanhas de desratização devem envolver vários parceiros, desde as câmaras municipais, juntas de freguesia e entidades governamentais, e deve ser abrangente, pelo que, "não podem existir nem ratos rosas, nem ratos laranjas".

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“A nossa indústria não merece os produtores que tem”

Presidente do Governo Regional dos Açores espera que haja “racionalidade” no preço do leite pago ao produtor

Os aumentos dos produtos lácteos nos consumidores foram sempre maiores do que os praticados nos produtores

A indústria de lacticínios não acompanha as novas exigências dos consumidores e dos mercados

Presidente da Federação Agrícola dos Açores participou nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória

CERCA promoveu Colóquio - “ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A CADEIA DE VALOR DA CARNE BOVINA” em São Miguel

Agricultores Açorianos solidários com agricultores do continente

Curso de Preparadores de Animais promovido pela Cooperativa União Agrícola cada vez com mais adesão

Cerca de 200 crianças participantes no 15º torneio internacional de futebol infantil da União Micaelense visitam a AASM