AASM promove Curso Técnico de Produção Agropecuária, em parceria com A Ponte Norte | Agricultor 2000


A Associação Agrícola de São Miguel em parceria com A Ponte Norte - Escola Profissional da Ribeira Grande e com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, deram início ao curso técnico de Produção Agropecuária. A cerimónia de inauguração realizou-se no Parque de Leilões de Santana no dia 1 de outubro e contou com a presença das entidades envolvidas no projeto e respetivos alunos. O curso terá uma duração de três anos, é composto por catorze alunos que irão ter formação do 10º ao 12º ano, nas instalações da Associação Agrícola de São Miguel, local onde irá também decorrer as aulas teóricas.

No que diz respeito à Componente de Formação, a Escola Profissional da Ribeira Grande, ficou responsável por promover a Formação Sociocultural e a Formação Científica.  Quanto à Formação Técnica, esta será promovida pela Associação Agrícola de São Miguel, que irá recorrer aos seus colaboradores e técnicos especializados para que os alunos adquirem conhecimentos práticos.

Relativamente ao perfil de saída do curso, ao terminar o curso, pretende-se que os alunos consigam organizar e executar as atividades de uma exploração agrícola e/ou pecuária, aplicando técnicas, métodos e modos de produção compatíveis com a preservação ambiental e respeitando as normas de proteção e bem-estar animal e qualidade dos produtos, de segurança alimentar, saúde pública e segurança no trabalho. Neste contexto, a Associação Agrícola de São Miguel está a efetuar parcerias com outras entidades para a realização de estágios profissionais, no decorrer da formação.

A Associação Agrícola de São Miguel enaltece assim todo o interesse pela aderência por parte dos alunos a este curso e acredita que este irá beneficiar não só os associados, como também os agricultores micaelenses. Deseja que este seja um ano produtivo e favorável para os respetivos estudantes. Atendendo à adesão verificada, a Associação Agrícola de São Miguel, espera reunir condições para que se possa dar continuidade a estas iniciativas e outras formações relevantes para o setor agrícola.