Projeto Dairy - 4 future: Promover inovações para um setor leiteiro mais resiliente no espaço atlântico | Agricultor 2000


Decorreu no passado dia 14 de junho, o Dairy-4-Future Symposium, projeto que tem como objetivo melhorar a competitividade, sustentabilidade e resiliência das explorações agrícolas. Durante a reunião, via remota, os parceiros internacionais, nacionais e regionais que integram o projeto tiveram a oportunidade de debater os resultados e apontar possíveis soluções.

Nas instalações da Associação Agrícola de São Miguel estiveram presentes o Professor Doutor David Fangueiro, docente no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, colaboradores da Associação e associados.

Financiado pelo Programa Interreg Espaço Atlântico, o projeto Dairy-4-Future visa aumentar a competitividade, a sustentabilidade e a resiliência das explorações leiteiras na área do Espaço Atlântico. O projeto conta com 11 parceiros técnicos e 21 parceiros associados, num total de 110 explorações oriundas de Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda e França, representando 20% da produção de leite da UE28 e 100 mil agricultores.

O projeto tem como objetivo identificar, avaliar e difundir de forma alargada práticas inovadoras para técnicos e criadores de vacas leiteiras, através de seminários transnacionais ou jornadas de dias abertos nas vacarias e a produção de ferramentas técnicas (publicações, vídeos, práticas de formação).

Nos Açores, a Associação Agrícola de São Miguel e as associações agrícolas da Terceira são parceiros do projeto, com sete e cinco explorações, respetivamente.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Não há setor que dê uma demonstração de resiliência e resistência como a Lavoura

Jorge Rita representou os Açores em Encontro Nacional de Produtores de Leite promovido pela APROLEP

Associação Agrícola de São Miguel presente na Feira Nacional da Agricultura em Santarém

14º Curso de Preparadores de Animais com muita aderência após pausa de dois anos

Presidente do Governo demonstra reconhecimento aos participantes no Curso de Preparadores de Animais

Redução da produção de leite foi “medida pedagógica” para indústria e distribuição

Jorge Rita foi um dos oradores no segundo dia do evento “Emprego.Azores”

Celebrado protocolo entre a AASM e a APAA - Terra Verde

Projeto Dairy - 4 future: Promover inovações para um setor leiteiro mais resiliente no espaço atlântico

Associação Agrícola de São Miguel esteve presente na Feira Agropecuária/2022 que se realizou na ilha da Madeira