Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
Decorreu no passado dia 14 de junho, o Dairy-4-Future Symposium, projeto que tem como objetivo melhorar a competitividade, sustentabilidade e resiliência das explorações agrícolas. Durante a reunião, via remota, os parceiros internacionais, nacionais e regionais que integram o projeto tiveram a oportunidade de debater os resultados e apontar possíveis soluções.
Nas instalações da Associação Agrícola de São Miguel estiveram presentes o Professor Doutor David Fangueiro, docente no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, colaboradores da Associação e associados.
Financiado pelo Programa Interreg Espaço Atlântico, o projeto Dairy-4-Future visa aumentar a competitividade, a sustentabilidade e a resiliência das explorações leiteiras na área do Espaço Atlântico. O projeto conta com 11 parceiros técnicos e 21 parceiros associados, num total de 110 explorações oriundas de Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda e França, representando 20% da produção de leite da UE28 e 100 mil agricultores.
O projeto tem como objetivo identificar, avaliar e difundir de forma alargada práticas inovadoras para técnicos e criadores de vacas leiteiras, através de seminários transnacionais ou jornadas de dias abertos nas vacarias e a produção de ferramentas técnicas (publicações, vídeos, práticas de formação).
Nos Açores, a Associação Agrícola de São Miguel e as associações agrícolas da Terceira são parceiros do projeto, com sete e cinco explorações, respetivamente.