Jorge Rita reeleito presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola | Agricultor 2000


No passado dia 7 de maio, decorreram no Parque de Exposições em Santana, as eleições dos novos órgãos sociais da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola para o quadriénio 2021 a 2024. O ato eleitoral contou com uma lista única dirigida por Jorge Rita, o que não impediu de se registar uma elevada participação dos associados na votação.

Cerca de 400 votos de confiança fizeram com que Jorge Rita, fosse reeleito presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola. Apesar deste ser um ano atípico, marcado pela pandemia de Covid-19, com várias limitações e receios, especificamente, no que diz respeito ao encerramento precoce das urnas, devido à limitação de circulação após as 20H00, grande parte dos associados realizou o seu dever de voto, segundo o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, "este resultado é o reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, sem demagogias ou promessas eleitorais. A lavoura tem dado uma mostra de grande união. Esta foi uma eleição muito específica, devido à pandemia, com horários reduzidos. Nesta altura também existe muito trabalho de campo, mas apesar destes constrangimentos os agricultores quiseram demonstrar a sua união".

De acordo com o dirigente da Associação Agrícola de S. Miguel, o setor agrícola é um dos mais resilientes, "já tivemos outros problemas no passado, com o final das quotas leiteiras e multas aos produtores. Vivemos a pandemia das vacas loucas. Agora, com o Covid-19, vivemos um momento único no mundo em geral, e por isso precisamos de estar muito bem preparados para salvaguardar os interesses do maior setor económico dos Açores", defende ainda que irá continuar a trabalhar arduamente, para defender os agricultores e promover uma vida mais estável para quem trabalha neste setor, como se tem feito todos estes anos, pois para Jorge Rita, "A génese das Associações Agrícolas é trabalhar em prol dos agricultores, envolvendo nesta missão os produtores de leite, carne e todos os outros setores da agricultura".

Demonstrou gratidão pela renovação do voto de confiança dos Associados e sublinhou que "irá continuar a trabalhar de alma e coração pela agricultura", pois esta é uma atividade com grande capacidade de adaptação e exigências constantes e por isso, o Conselho de Administração estará sempre disponível para a adoção de medidas que contribuam para que a agricultura açoriana receba o reconhecimento social e o rendimento financeiro que merece.

No evento, após o fecho da Assembleia Geral, os novos órgãos sociais tomaram de imediato posse.