Federação Agrícola dos Açores distinguida com o troféu “Instituição 2025” pelo jornal Audiência | Agricultor 2000


A Federação Agrícola dos Açores (FAA) foi distinguida com o troféu "Instituição 2025", atribuído pelo Jornal Audiência, que decorreu no dia 2 de fevereiro, no Auditório do Olival, em Vila Nova de Gaia.

A distinção é justificada "pelo papel fundamental na defesa do setor agrícola, pela intervenção cívica e institucional e pelo contributo decisivo para o desenvolvimento económico, social e territorial dos Açores".

Na ocasião, foram igualmente distinguidas diversas instituições e personalidades, do país e da diáspora, pelo trabalho desenvolvido em vários setores da sociedade portuguesa.

Em representação da Federação Agrícola dos Açores, estiveram presentes os dirigentes José António Azevedo, que recebeu o troféu, Jorge Sousa, Rui Matos, Paulo Rocha, Francisco Ventura e José Pires.

José António Azevedo, vice-presidente da FAA, vincou o empenho da instituição na defesa abnegada dos agricultores açorianos e destacou o contributo dos mesmos para a autonomia alimentar do país, com 50% do queijo e 20% da carne que Portugal consome.

O dirigente adjetivou como "fundamental" o desempenho da agricultura na economia dos Açores e relevou o papel de Jorge Rita, presidente da FAA, na "defesa intransigente" da classe no arquipélago.

Refira-se que o jornal Audiência é publicado na área do Grande Porto, no continente, e na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores. É um órgão de informação generalista e regional que foca na atualidade, cultura, associativismo, política e economia, estabelecendo uma ligação próxima entre a região do Grande Porto e a ilha de São Miguel.