Jorge Rita participa na Feira Agrícola AGROTER 2024 na ilha Terceira | Agricultor 2000


Realizou-se de 14 a 16 de junho na ilha Terceira, a Exposição Agro-comercial AGROTER no Parque Multissetorial da Vinha Brava, organizada pela Associação Agrícola da Ilha Terceira e que contou com a colaboração da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação. O principal destaque do evento foi a amostra de raças tradicionais de bovinos tais como Holstein Frísia, Ramo Grande e Raças Puras de Carne.

Uma das principais atrações foi o XXIII Concurso Terceirense da Raça Holstein Frísia, onde foram demonstradas novilhas e vacas com excelentes qualidades que honraram a agropecuária açoriana. O setor da carne, também esteve em destaque, visto que se realizou um Concurso de Raças de Carne (Limousine, Angus, Charolês e Simmental-Fleckvieh), como também um Concurso da raça Ramo Grande. Este evento foi sem dúvida, um concurso com grande adesão de vários produtores regionais, onde participaram cerca de 200 animais, e cerca de 100 empresas de diversos setores expostos, onde se proporcionou ao público um divertido programa e agradáveis serões.

   Neste contexto, o Presidente da Federação Agrícola de São Miguel e Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, e durante a sessão de abertura oficial da feira, felicitou a organização pela realização deste certame, nomeadamente, pela qualidade dos animais presentes bem das restantes representações da diversificação agrícola, no entanto, referiu a desmotivação dos produtores, com muitos a fazer a conversão do leite para a carne devido à falta de rentabilidade existente nalgumas explorações, pelo que, defendeu a promoção e valorização de produtores regionais dos Açores, por parte dos industriais e do Governo Regional, de forma a dar aos produtos a sua devida valorização e conquistar novos mercados fora de fronteiras, apostando em campanhas de promoção.