Abertas em fevereiro candidaturas para apoiar redução da produção voluntária de leite, anuncia José Manuel Bolieiro | Agricultor 2000


O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou que o Executivo Regional, em consonância com a Federação Agrícola dos Açores, a abertura a partir de 15 de fevereiro, de um período de candidaturas para apoios aos produtores que em 2022 queiram reduzir as suas entregas de leite.

José Manuel Bolieiro falava no Palácio de Sant'Ana, após uma reunião tida com o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita. Também presente no encontro esteve o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.

As candidaturas vão decorrer até 15 de maio e constam num apoio de 150 euros por cada tonelada reduzida até ao limite máximo de 20% de diminuição das entradas de 2021.

"Estamos a dar incentivo ao percurso estratégico que iniciámos em 2021 para garantir a valorização do produto e o rendimento do produtor", prosseguiu o governante.

E concretizou: "O Governo tem para o setor agrícola uma estratégia objetiva e que compara e acompanha a estratégia da União Europeia. Temos uma preocupação com a sustentabilidade ambiental, a suficiência e uma procura reforçada de autonomia agroalimentar, e temos uma estratégia de extensificação e de combater o aumento feroz dos custos de produção".

José Manuel Bolieiro anunciou ainda que a produção de leite biológico teve um aumento - de 1.318,627 litros em 2020 para 3.528,117 litros em 2021 -, ao passo que no total de leite deu-se uma redução global de 10,4 milhões de litros, um decréscimo de 1,59%.

O Presidente do Governo lembrou a excelência do produto agroalimentar Açoriano e reiterou ainda o desígnio de potenciar o leite enquanto matéria-prima e não somente produto final.

É necessário, reconheceu, garantir um "preço justo aos produtores e fornecedores", e a redução fiscal posta em prática pelo XIII Governo dos Açores garante uma maior "capacidade competitiva" de os consumidores Açorianos e os turistas consumirem produtos da Região.

José Manuel Bolieiro deixou ainda palavras de felicitação ao Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, pelo acompanhamento e implementação de medidas que têm atenuado a "crise real, não fictícia", no setor do leite e laticínios.

"Quero deixar uma palavra de felicitação e reconhecimento ao Presidente Jorge Rita pela atitude enquanto representante dos agricultores", sublinhou o governante.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Os produtores nunca tiveram junto da indústria uma medida como a redução voluntária da produção de leite

Abertas em fevereiro candidaturas para apoiar redução da produção voluntária de leite, anuncia José Manuel Bolieiro

Celebrado protocolo entre a Associação Agrícola de São Miguel e a Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses

Jorge Rita participa em seminário sobre a evolução e futuro da lei de finanças das Regiões Autónomas

Projeto Lactis 2.0 no Colégio do Castanheiro

Folha Informativa da SRADR