“Ver tantas crianças com esta envolvência é uma demonstração do poder que os agricultores têm nesta Região” | Agricultor 2000


O Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, elogiou a organização e a envolvência das mais de quatro mil crianças no Dia Nacional da Agricultura. Deixando os parabéns aos agricultores açorianos pela "grande qualidade de produzir", nomeadamente laticínios, Eduardo Oliveira e Sousa entende que essa produção tem de ser valorizada junto de Bruxelas aquando das negociações do próximo Quadro Comunitário de Apoio. Com esperança que a visita do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, aos Açores possa determinar alguma mudança de atitude em termos de envelope financeiro, Eduardo Oliveira e Sousa desejou que o setor "não fique menos apoiado do que estava"

Enquanto parceira da Associação Agrícola de São Miguel na organização do Dia Nacional da Agricultura, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) fez questão de marcar presença no evento que decorreu no Mercado Agrícola de Santana e o seu Presidente, Eduardo Oliveira e Sousa, mostrou-se "emocionado" com o que viu.

Nomeadamente com o "empenho das pessoas" e com o "interesse da comunidade e dos professores" que culminaram na presença de quatro mil crianças de vários pontos da ilha de São Miguel "a perceberem como se semeia, como se planta e os benefícios da colheita". Quando os mais novos mostram tanta "envolvência, é uma demonstração do poder que os agricultores têm nesta Região", referiu Eduardo Oliveira e Sousa.

O Presidente da CAP realçou que os Açores são conhecidos "pela sua grande qualidade e capacidade de produzir produtos agrícolas com destaque para os laticínios", com a vantagem de produzir "de forma muito natural, muito pouco baseada em alimentação que não seja os pastos ao ar livre, o que transporta os produtos para outro patamar de qualidade e hoje em dia com uma importância acrescida, se trouxermos para a discussão as questões relacionadas com o bem-estar animal".

Para Eduardo Oliveira e Sousa a importância que o setor tem na Região fez com que a CAP se associasse a um evento desta natureza "que faz aquilo que nós queremos combater, que é o desligamento da sociedade urbana com o mundo rural. Como os Açores são o mundo rural, que por acaso também tem mundo urbano, aqui está a ligação mais sã que podemos observar. Estão de parabéns", referiu.

E por isso mesmo, pela "situação particular de serem região ultraperiférica, os apoios têm de ter uma expressão mais significativa", disse Eduardo Oliveira e Sousa a propósito do próximo Quadro Comunitário de Apoio. Neste sentido, indicou que a CAP "está envolvida em toda a negociação do pacote agrícola. Para aqui são muito importantes as ajudas específicas para as regiões insulares, dentro do pacote que corresponde à Política Agrícola Comum (PAC)" e neste sentido a Confederação que representa fará "os possíveis e creio que os governantes estão conscientes da importância do que significam as negociações que se aproximam para que este setor não fique menos apoiado do que estava", adiantou.

Eduardo Oliveira e Sousa, que se deslocou pela primeira vez aos Açores enquanto Presidente da CAP, reconheceu que a vinda do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, aos Açores nos dias 27 e 28 de Junho é "o reconhecimento da parte dele, da importância que o setor tem, no âmbito da própria União Europeia".

Desta forma deixou "muita esperança" para que se confirmem os anseios dos negociadores portugueses "para que a Comissão transporte para o pacote financeiro da PAC portuguesa aquilo que possa significar não haver quebras face às quebras anunciadas há pouco tempo", concluiu.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“Todos temos que olhar para os Açores de uma forma diferente em relação ao que é a agricultura no contexto nacional e europeu”

“Agricultores açorianos são um exemplo na capacidade de resposta aos desafios que lhes são colocados”

“Ver tantas crianças com esta envolvência é uma demonstração do poder que os agricultores têm nesta Região”

Federação Agrícola entrega caderno reivindicativo ao presidente do Governo

Parque de Exposições recebe “Dia da Produção Regional”

Mais de quatro mil crianças foram conhecer de perto o setor no Dia Nacional da Agricultura

“Açores com valor acrescentado”

Apresentada estratégia para valorizar a carne com marca Açores

Visita a caminhos entre Porto Formoso e Lomba de São Pedro

Pedida união durante negociação da PAC em Bruxelas

Obras de beneficiação do Caminho da Eirinha, no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santana - Rabo de Peixe

A Cooperativa União Agrícola, CRL promove 2 ações formativas

Cooperativa União Agrícola promove formações de APF pela primeira vez aos seus colaboradores como entidade certificada