A importância da plastificação dos rolos de erva | Informações Técnicas


Nos últimos anos, o netwrap provou ser o método preferido de enfardamento ao usar enfardadeiras redondas. Ele oferece muitas vantagens em relação ao fio da enfardadeira, o que diminui o impacto dos custos de compra mais elevados em relação ao método anterior.

 

Os principais pontos incluem:

- MENOS DESGASTE

DA ENFARDADEIRA

São necessárias menos rotações do rolo ao enrolar a rede, reduzindo drasticamente o desgaste da enfardadeira.

- MAIOR VELOCIDADE

DE OPERAÇÃO

Os tempos reduzidos de enfardamento dos rolos melhoram o rendimento da enfardadeira, produzindo, em média, 15 a 20 rolos a mais por hora do que o método com fio.

- MELHOR COBERTURA DO ROLO

Os rolos embalados em rede mantêm um formato mais uniforme, facilitando o transporte e o manuseio, o que é particularmente importante ao embalar rolos de silagem em uma enfardadeira automática. A cobertura do fardo de ponta a ponta também é essencial na embalagem da silagem, eliminando o ar do fardo para garantir forragem de melhor qualidade.

- MAIS FÁCIL DE REMOVER

Abrir um rolo enrolado em rede é uma operação simples e direta. O uso da rede elimina a tarefa difícil e cansativa de remover o fio da enfardadeira, especialmente em condições de gelo, e também é menos provável que seja apanhado pelo gado.

 

Verifique se a área onde o rolo fica está livre de sujidade e detritos. Certifique-se de que todas as superfícies metálicas com as quais a rede entra em contacto estão isentas de ferrugem, arestas vivas ou pontos de soldadura (lados da caixa da rede, barras espaçadoras e rolos, etc.) ou "caroços" de tinta seca em quaisquer superfícies que possam danificar a rede. Além disso, verifique se o caminho da rede até ao rolo atrás do mecanismo de alimentação não está sujo ou enferrujado, o que poderia restringir a passagem da rede durante a alimentação - muitas vezes identificado por um "pedaço" de rede no início do ciclo de atamento.

Isto é especialmente importante ao iniciar o enfardamento após o armazenamento no inverno.

Certifique-se de que a rede esteja orientada corretamente. A alimentação incorreta da rede causará a aplicação de tensão incorreta, levando a dificuldades de alimentação e corte que, por sua vez, causarão problemas no ciclo subsequente de alimentação da rede. Quando a rede passa por uma série de barras fixas, certifique-se sempre de que estas estejam limpas e polidas para evitar atrito excessivo.

O atrito excessivo da rede ou uma superfície irregular fará com que a rede se rasgue.

Quando são utilizados dois rolos para alimentar a rede, é imperativo que estes estejam corretamente alinhados e tensionados um contra o outro, para permitir que a rede seja alimentada uniformemente e sob a tensão correta. Rolos alinhados incorretamente produzirão uma alimentação irregular correspondente e uma ação de corte subsequente no final do ciclo de empacotamento. Isto resultará numa fraca cobertura do fardo e numa possível sujidade nos rolos de alimentação no início do ciclo seguinte.

Certifique-se de que os rolos de alimentação estejam limpos de qualquer humidade ou resíduo.

NUNCA use um agente de limpeza agressivo, como gasolina ou terebintina, para limpar o rolo de borracha.

Limpe sempre os rolos de borracha com giz francês ou pó de talco ao carregar um novo rolo de rede ou use spray antiestático para reduzir a estática da rede durante a operação.

Isto evita que a rede fique suja e se enrole nos rolos durante a alimentação.

Inspecione cuidadosamente a condição das juntas de correia nas enfardadeiras de câmara variável quanto a danos ou conexões desgastadas, pois isso prenderá a rede e causará um rasgo, que dividirá a rede no fardo.

Certifique-se de que a faca ou superfície de corte esteja limpa e sem danos. Uma ação de corte inadequada resultará em uma "cauda" irregular na rede, que pode ficar emaranhada nos rolos e no mecanismo de alimentação.

A resistência da malha depende das cadeias mais espessas na "Direção da Máquina", suportando a pressão de expansão do rolo.

Por outro lado, as fitas cruzadas mais finas mantêm o espaçamento das cadeias, mas não suportam a pressão de expansão do fardo. A remoção destas fitas mais finas não comprometerá a integridade do fardo.

O peso da malha por metro (g/m) não determina sua resistência. Polímeros avançados usados na fabricação podem garantir resistência semelhante ou superior e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de plástico. Esta inovação permite rolos mais leves sem sacrificar a resistência ou o comprimento.

A nova tecnologia da Novatex é mais leve e mais forte, em rolos para melhor manuseamento.

Pedro Borges