A crise reforçou solidariedade dos agricultores ao Senhor Santo Cristo dos Milagres | Agricultor 2000


Leilão de animais a favor das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres registou uma das maiores adesões dos lavradores dos últimos anos.

Dezenas de agricultores e familiares juntaram-se no último fim de semana para participar no leilão de animais a favor das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Ao longo de várias horas foram arrematadas bovinos, suínos, cabras e até um cavalo. Todos os animais foram oferecidos pelos agricultores da ilha de São Miguel e entregues na Associação Agrícola de São Miguel que organizou e cedeu as instalações para o evento à Irmandade.

Depois de identificados e registados os animais entraram na área dos leilões para serem arrematados por preços que variavam dos 100 a 700 euros. Muitas vezes o mesmo animal foi leiloado duas vezes, porque o comprador inicial voltava a entregar o animal para se arrecadar mais dinheiro para as festas.

Numa época marcada pela crise na lavoura, com uma descida acentuada do preço do leite pago aos produtores, houve um reforço da generosidade e partilha dos homens que trabalham a terra e procuram através da fé garantir uma maior estabilidade para as  famílias.

Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel, destaca que "a fé dos agricultores ainda se nota mais nos momentos de crise. Quando mais acentuada é a crise mais as pessoas se envolvem nas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. A generosidade dos agricultores pode não ser das maiores, porque não contabilizamos esta situação, mas destacamos a vontade de partilhar dos agricultores em oferecer aquilo que podem para as festas do Senhor", assinalou.

A  participação dos agricultores bateu um novo recorde este ano com o aprofundar da crise na lavoura. Jorge Rita destaca que este apoio ficou demonstrado "pela quantidade de pessoas presentes no parque de leilões e no número de animais oferecidos" para arrecadar receitas para a festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

O presidente da Associação Agrícola de São Miguel reconhece que a "fé está instalada nos agricultores" que apenas pedem a ajuda divina para iluminar os políticos a seguirem o melhor caminho.

"Não esperamos um milagre mas apelamos para que todas as pessoas com capacidade política consigam tomar as melhores decisões para o futuro deste setor", frisou.

Jorge Rita reconhece que a maioria das pessoas "pensam que os lavradores estão sempre a reivindicar", mas explica que "apenas pedem o que tem direito".

"As ajudas comunitárias que pedimos existem para todos os agricultores da União Europeia. As ajudas estatais são para os momentos de crise, como também existem para outros setores da economia. Nós pedimos este apoio para evitar que este chegue mais tarde por via das falências e necessidades de pagamento de subsídio de desemprego ou atribuição do Rendimento Social de Inserção", assinala.

Jorge Rita espera que o Governo Regional esteja sensibilizado para resolver os problemas da lavoura de "forma antecipada", porque "não queremos ser ajudados mais tarde quando estivermos falidos".

O presidente da Associação Agrícola de São Miguel acredita no futuro deste setor "que consegue produzir o melhor produto do Mundo" e espera que seja valorizado no mercado.

"Neste momento temos o melhor leite do Mundo que é o pior pago da União Europeia. Os agricultores fizeram o seu trabalho e apresentam um produto de excelência. Agora é preciso ser valorizado no mercado, mas isso compete à indústria e Governo Regional", frisa.

"Quantos países gostavam de ter o leite e carne com a nossa qualidade? Agora precisamos de indústrias proativas que consigam transformar com inovação para lançar produtos de valor acrescentado. O Governo Regional deve apresentar um discurso proativo para resolver os nossos problemas", frisou.

 

Comprar um animal e voltar a oferecer para ser leiloado

 

O leilão dos animais para a festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres decorre, durante os últimos anos, no parque de leilões da Associação Agrícola de São Miguel.

O evento deste ano registou uma das maiores enchentes dos últimos anos e durante o leilão de animais houve diversos agricultores que compraram animais e voltaram a entregar o mesmo animal para ser leiloado.

"É uma forma de ajudar ao Santo Cristo", contou um agricultor que arrematou um bezerro por 500 euros e voltou a entregar o animal para ser leiloado.  A Irmandade do Santo Cristo também aproveitou para oferecer algumas lembranças aos agricultores que ofereceram e compraram animais, sendo que alguns levaram terços, porta chaves e fotos do Santo Cristo estampados com orações.

 

Evento despertou curiosidade de turistas que visitam a Associação

 

Durante o leilão de animais na Associação Agrícola de São Miguel passaram pelo local diversos turistas que aproveitaram para tirarem fotografias e conversarem com os agricultores presentes no parque de leilões.

A maioria dos turistas desconhecia o significado desta tradição e gosto de participar numa festa da partilha de bens para o Senhor Santo Cristo.

Também aproveitaram para visitar o parque de leilões diversos emigrantes, provenientes dos Estados Unidos da América e Canadá, que regressaram à ilha de São Miguel e acompanharam os seus familiares ligados à lavoura neste leilão dos animais.  A Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres acabou por reconhecer que a participação deste ano foi uma das melhores dos últimos anos.