Governo Regional confirma “prioridade política” para com o setor agrícola | Agricultor 2000


José Manuel Bolieiro reafirmou o compromisso político com a lavoura e anunciou novas medidas para a fileira, entre elas, apoios à renovação geracional e ao sobrecusto da subida das taxas de juros

O presidente do Governo Regional dos Açores confirmou que o setor agrícola e agroalimentar é "prioridade política" do seu executivo, tecendo elogios ao trabalho que tem vindo ser desenvolvido em parceria com o presidente da Federação Agrícola dos Açores.

José Manuel Bolieiro marcou presença na IX edição do Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono, discursando no sábado, após uma visita aos produtores, acompanhado por Jorge Rita, e pelo secretário regional da Agricultura, António Ventura.

Impossibilitado de poder estar no arranque do certame, por motivos de audiência com o Presidente da República decorrente do chumbo do Plano e Orçamento regional para 2024, o presidente do Governo açoriano fez questão de estar junto dos produtores naquele que é um dos grandes eventos do setor.

E perante uma plateia de produtores e suas respetivas famílias, José Manuel Bolieiro deixou o compromisso de palavra dada. "Não gostaria nesta minha intervenção de ser interpretado como alguém que vem para a promessa vã e política. Não é este o meu papel, a minha atitude. Não ignoro a situação, mas respeito muito a inteligência e capacidade de avaliação das pessoas que me ouvem aqui e nos Açores inteiros. A realidade é que todas as políticas que desenvolvemos para valorizar e fazer justiça à nossa economia política no agroalimentar são para continuar. Não vacilo um milímetro numa prioridade política que faça justiça ao agroalimentar", afirmou.

Bolieiro destacou a influência "positiva" do presidente da Federação Agrícola dos Açores na tomada de decisões estratégicas para o setor, sabendo "unir e reunir todos os produtores" do arquipélago.

Entre as medidas que o seu executivo tomou, o governante destacou o fim dos rateios, uma reivindicação antiga dos produtores e que foi acolhido nesta legislatura. "O fim dos rateios é uma prática realizada, não uma promessa, e há a garantia que assim é para continuar".

Bolieiro abordou ainda um dos graves problemas do setor, nomeadamente a renovação geracional dos produtores, e anunciou que o executivo está disponível para avaliar um "apoio direto aos jovens para diminuir" os sobrecustos de pagamento à Segurança Social. "Veremos que tipo de percentagem podemos acertar neste tipo de apoio", afirmou.

Quanto aos sobrecustos provocados pelo aumento das taxas de juro, o presidente do Governo Regional expressou a vontade de trabalhar com a banca para encontrar uma "forma de compensação" aos produtores, castigados com as crescentes taxas de juro, que têm claras implicações no rendimento.

O presidente do executivo regional assinalou que estão em vigor candidaturas para apoio à transição verde, digital e inovação, com uma dotação de 4 milhões de euros, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com uma taxa de apoio de 80%, o apoio é elegível para a construção de reservatórios de água nas explorações agrícolas, instalação de sistemas automatizados na alimentação animal e na ordenha, aquisição de sensores para a deteção de doenças na horticultura e floricultura, e de drones (veículos não tripulados) para a pulverização de vinhas e campos de milho. O prazo de entrega de candidaturas termina a 26 de janeiro de 2024.

O presidente do executivo açoriano anunciou, ainda, o compromisso de abertura dos três mil direitos de vacas aleitantes, para todas as ilhas, e que será uma realidade "a breve trecho".

Por último, e depois de reconhecer o esforço que os produtores fazem, diariamente, para produzir produtos de excelência, José Manuel Bolieiro recordou o Acordo de Parceria assinado com vários parceiros sociais, a que a Federação Agrícola se associou. Um documento que apresenta "referências claras para o futuro" e reconhece o comprometimento do Governo Regional "com o sucesso deste setor".