Colóquio sobre o melhoramento genético de bovinos de leite em Santana | Informações Técnicas


A Associação Agrícola de São Miguel em parceria com a SEMEX, promoveram no dia 27 de janeiro de 2025, uma palestra sobre melhoramento genético de bovinos de leite, que contou com a presença de cerca de 70 participantes.

Como palestrantes estiveram presentes, Horácio Larrea, especialista mundial em genética de bovinos de leite, membro do grupo de seleção de touros da SEMEX Alliance, Progenesis e Harry Schuiling, conceituado membro da equipa Semex responsável pelo mercado da Europa.

Os palestrantes evidenciaram o excelente trabalho de melhoramento genético que tem sido efetuado a nível mundial, destacaram que existe ainda um longo caminho a percorrer e que efetivamente a via do melhoramento genético associado ao melhoramento do maneio e do conforto animal, permite que os animais atinjam níveis de produção, saúde, vida útil superiores, influenciando diretamente a rentabilidade das explorações.

Ficou patente pelos especialistas, que demostraram com números reais, que a melhor e mais eficaz ferramenta de melhoramento genético é a genotipagem. Esta tecnologia veio revolucionar todo o processo, pois permite, através da leitura do código genético dos animais, em idades jovens identificar os que são superiores, para as características pretendidas para o objetivo definido pela exploração, devendo estes serem usados para futuros reprodutores, intensificando assim a redução do intervalo geracional, e por outro lado evitando custos acrescidos com a recria de animais que já estão identificados como inferiores geneticamente.

Efetivamente, só cruzando os melhores com os melhores é que se obtém um verdadeiro progresso genético, e a genotipagem é a ferramenta que permite identificar os melhores, em idades jovens.

A genética nunca foi tão relevante para os produtores de leite como é hoje em dia e as empresas de sémen são obrigadas a proporcionar touros com uma grande variedade de objetivos de seleção mantendo a eficiência e a produtividade.

Atualmente, o produtor de leite tem interesse em criar vacas mais eficientes utilizando menos recursos para obter melhores produções, originando maior rentabilidade para a exploração, menor impacto ambiental, reduzindo assim a pegada de carbono.

Mais do que nunca, a genética é um investimento essencial para o produtor de leite moderno em que a Associação Agrícola de São Miguel pretende continuar a intensificar o melhoramento genético, auxiliando os produtores na seleção de animais mais eficientes e produtivos, para um melhor rendimento das explorações.


Eng.º Henrique Moniz Lourenço