Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
No dia 3 de Abril, no Parque de Exposições de Santana, a Cooperativa União Agrícola com os seus parceiros Bayer e Deiba promoveram um Colóquio sobre a Campanha de sementeira de milhos forrageiros 2024. Este evento contou com a presença de cerca de 400 pessoas e teve como objetivo de promover as novas variedades de adubos e milhos e informar a lavoura sobre as tecnologias inovadoras de sementeira que estão a ser desenvolvidas na Europa, não esquecendo a importância que os adubos têm no sucesso das culturas.
Estes encontros são importantíssimos com o sentido de esclarecer os lavradores, uma vez que a silagem de milho exerce um papel decisivo na produção de leite, não só do ponto de vista da quantidade de litros produzidos, como também na qualidade deste leite. Na alimentação dos bovinos produtores de leite e de engorda, a silagem de milho de qualidade proporciona um alimento com elevada digestibilidade, palatabilidade e muito rico em energia, podendo fornecer mais de 50% da energia digestível por hectare quando comparado com outras culturas forrageiras.
Uma silagem de milho de alta qualidade só é possível semeando milhos híbridos que possam conferir alta digestibilidade às fibras e aos grãos. Esta tem sido uma preocupação da Cooperativa União Agrícola CRL, desde há muito tempo, desenvolvendo vários campos de ensaio na procura de variedades geneticamente capazes de contribuir para uma maior e melhor produção de leite.
No Campo Experimental de Santana, em 2023, a DEKALB voltou a presentear-nos com variedades de excelente aptidão genética para a alimentação das vacas leiteiras. Das diferentes variedades testadas, merecem especial atenção:
A DKC 5432 (NOVA), FAO 400 longo, que nos apresentou um potencial produtivo muito interessante na linha dos ciclos curtos. Esta possui maçarocas cilíndricas, bem rematadas e com inserção média-baixa na planta;
A DKC 5911, FAO 500 intermédio, com plantas médias e com folhas largas, maçarocas pesadas e com elevado número de filas. É uma variedade que garante altas produções em matéria seca por hectare;
A DKC 6181, FAO 500 longo, com uma produção de matéria verde e matéria seca por hectare muito equilibrada. Apresenta plantas médias-altas, com folhas largas e eretas. As maçarocas apresentam regularmente um elevado número de grãos, garantindo rendimentos elevados;
Por último, a DKC 6308, também de FAO 500 longo, sobressai aos demais pelo seu stay-green semelhante a um ciclo 600, mas com uma maturação mais precoce. As plantas têm um alto porte, caules resistentes e uma boa relação planta-maçaroca.
O sucesso destas variedades só é possível com a combinação das melhores escolhas que vai desde a preparação do solo até ao fecho do silo, passando não só pela escolha das variedades, mas também pelo bom planeamento dos fertilizantes aplicados à cultura.
A essência de uma boa aplicação dos adubos está em garantir as quantidades necessárias de nutrientes essenciais à cultura desde a sementeira até à colheita, através do conhecimento da fertilidade das terras, das quantidades extraídas pelas plantas e pelas possíveis perdas.
O milho forrageiro, devido ao seu potencial produtivo, necessita de um importante fornecimento de nutrientes. Esta cultura responde muito bem à adubação com azoto amoniacal, sobretudo nas primeiras fases do seu desenvolvimento, já que o amónio promove uma maior absorção do fósforo, sendo este nutriente muito importante nas primeiras fases de desenvolvimento da cultura.
No entanto, como o azoto amoniacal transforma-se rapidamente em formas que facilmente se perdem no solo pela ação da chuva, a aplicação de adubos estabilizados ENTEC®, garantem uma permanência do azoto sob a forma amoniacal no solo durante vários meses, evitando assim as perdas deste elemento nutritivo e permitindo à planta absorvê-lo durante um período mais longo.
A aplicação de adubos com tecnologia ENTEC®, já é uma prática corrente desde alguns anos na cultura do milho forrageiro nos Açores, assim como nas pastagens, a qual tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos fidelizados, resultante da segurança, comodidade, qualidade e rendimento conseguido quando se aplica adubos com tecnologia ENTEC®.
Nuno Dias