Importância da rotina pré-ordenha | Informações Técnicas


A preparação do úbere, no pré-ordenha, teve sempre um papel importante na prevenção de mamites, hoje em dia, esse papel é ainda mais relevante:

-  As vacas estão mais sujeitas a problemas devido às altas produções,

- Os novos materiais utilizados nas camas, tais como estrume seco e compost, aumentam o risco de novas infecções,

- Os problemas causados por bactérias ambientais, têm vindo a aumentar nas explorações, a nível mundial, não só pela questão mencionada no ponto anterior, mas também devido à redução de casos de mamites sub-clínicas, causadas regra-geral por agentes contagiosos, deixando mais "terreno" para agentes ambientais.

Um produto pré-dipping é uma parte importante da preparação do úbere a par do protocolo utilizado. Os dois juntos formam uma solução, que deve ser a adequada para a realidade da exploração e o tipo de problemas existentes.  Mas vamos então rever os propósitos de um produto pré-dipping:

-  1) Acção detergente - A principal função de um pré-dipping é limpar a pele antes da ordenha. Deve ser feita uma distinção entre limpeza e desinfecção. As propriedades de limpeza significam remover a sujidade da pele. Esta remoção elimina também uma grande parte das bactérias presentes no teto, com isto potenciamos também a acção desinfectante do produto.

- 2) Acção desinfectante - Acção que visa eliminar bactérias ou outros agentes patógenos. Recomenda-se a utilização de um produto específico para a preparação dos tetos em vez de um pós-dipping diluído ou outro tipo de solução. Um pré-dipping deve conter substâncias que actuem rápido (regra-geral com 30 segundos de tempo de contacto). Produtos utilizados no pós-ordenha podem ir até 5 minutos para atingir uma desinfecção perfeita, algo que excede largamente o nosso objectivo.

- 3)  As soluções de pré-dipping são formuladas para evitar resíduos. Ainda que haja uma limpeza com papel ou pano no final da preparação, se utilizadas matérias activas não indicadas para pré-dipping, pode haver risco de contaminação/inibidores no leite.

Um produto pré-dipping pode ser aplicado de diversas formas (spray, imersão e espuma), no entanto a aplicação em espuma é uma das mais vantajosas, e por diversos motivos:

- economia - o consumo por vaca e ordenha é dos mais baixos, se comparado com os outros métodos

- cobertura - este método permite uma cobertura perfeita da pele, inclusive na base do úbere, área muitas vezes niglegenciada e que contacta com a boca da tetina

- acção detergente/limpeza - regra-geral estes produtos têm boa acção detergente, o que se comprova pela avaliação de limpeza do teto

- aderência - se a formulação for boa, a espuma é consistente e adere bem à pele, o que ajuda em termos de contacto e acção do produto

- cosmética - uma boa acção cosmética ajuda a cuidar da pele, preparando-a para a acção mecânica das tetinas

 

 A Cid Lines, uma empresa do grupo Ecolab, conhecendo bem as necessidades das explorações, e tendo em conta tudo aquilo que foi mencionado ao longo deste artigo, desenvolveu o Kenopure.

O Kenopure é um pré-dipping concentrado, à base de ácido láctico, para aplicação em espuma.

A sua espuma é bastante consistente, duradoira, e de bolha fina, o que significa uma perfeita cobertura da pele e logo uma maior eficácia.

Para além de ter uma acção detergente acima da média, tem uma eficácia bactericida com um tempo de contacto de 30 segundos.

Ao conter glicerina, melhora também a condição da pele dos tetos, com todas as vantagens que isso confere (facilita a limpeza da pele, e torna-a mais difícil para as bactérias).

Pelo facto de ser concentrado, tem em média, consumos de 1mL/vaca/ordenha.

Eng.º Tiago Tavares