Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
Na perspectiva de encontrar melhores variedades de milho forrageiro, a Cooperativa União Agrícola em colaboração com os seus parceiros comerciais - Dekalb/Bayer, Deiba, e Ascenza - instalou um campo de ensaio com várias variedades de milho silagem. O ensaio experimental decorreu entre abril e setembro numa parcela de 2 hectares de terra, localizada em Santana, a qual foi cedida pela Associação de Jovens Micaelenses. No final do mês de agosto, promoveu-se uma visita ao campo com os associados e os demais interessados na cultura. Neste dia foram muitos os participantes que estiveram presentes, os quais tiveram oportunidade de verificar e avaliar, com o apoio dos nossos técnicos, as variedades experimentais e as comerciais de marca DEKALB, contribuindo esta iniciativa não só para a promoção de futuras variedades, mas também para aumentar a capacidade crítica dos participantes aquando da escolha das variedades.
A seleção de novas variedades para os Açores resulta de vários ensaios que são realizados todos os anos, em diferentes zonas da ilha de São Miguel, onde são testadas aplicando multicritérios de avaliação essenciais à definição de uma boa variedade para forragem. Para além da avaliação quantitativa, é realizada a colheita de uma amostra a cada uma das variedades aquando do ensilamento, no sentido de avaliar o seu valor qualitativo recorrendo às análises físico-químicas.
No campo de Santana, como foi referido acima, tivemos presente as variedades experimentais e as comerciais de marca DEKALB, as quais já são do domínio dos nossos associados: o DKC 6181, FAO 500 longo, com elevados rendimentos em matéria verde e matéria seca. Esta variedade possui a capacidade de produzir plantas média/altas, de folhas largas e com grandes maçarocas, com elevado número de grãos e filas; E as novas variedades comerciais DKC 6777, DKC6340, DKC 5741 e DKC 5144.
A variedade DKC 6777, FAO 600 médio, é uma variedade muito alta que possui um excelente rendimento em matéria verde por hectare e um bom stay-green. O DKC 6777 mostrou-nos, em vários ensaios realizados, um caule flexível e um sistema radicular muito desenvolvido, o que lhe proporciona uma maior resistência à acama e à tolerância ao stress hídrico.
O DKC 6340, FAO 500 longo, é uma variedade ideal para aquele produtor que pretende conseguir produções semelhantes a ciclos 600 que não pode semear tão cedo ou que não pode colher tão tarde. Esta variedade recomenda-se semear com densidades médias, originando maçarocas cilíndricas com um grande número de filas. Possui um caule muito resistente à queda e à broca.
O DKC 5741, FAO 500 curto, sinónimo de maçarocas cilíndricas, longas e pesadas com elevado número de filas, apresenta um pequeno ângulo entre as folhas e o caule. Bom stay-green com folhas de cor verde escura. Adaptado a altas densidades de sementeira.
O DKC 5144, FAO 400, sendo valorizado por ser um milho híbrido de grande adaptabilidade e potencial produtivo, tendo um desempenho muito bom em situações de densidades de sementeira elevada.
Para além da apresentação das diferentes variedades de milho Dekalb, voltamos a dispor os milhos utilizando o sistema de sementeira Twin Rows, vulgo sementeira pé de galo, com a densidade de 86 000 plantas por hectare, tendo sido possível verificar com os nossos participantes que este sistema oferece melhores produções de massa forrageira, resultante de um melhor aproveitamento da fertilidade do solo (maior ocupação do solo), melhor controlo de infestantes e menores perdas de água por evaporação do solo (o solo deixa de estar exposto ao sol mais cedo que nas sementeiras convencionais).
As variedades foram semeadas utilizando adubos de "disponibilidade controlada", tendo sido feita toda a adubação à sementeira aplicando 50 Kg por alqueire, na linha, de ENTEC 20-10-10 (350 Kg/ha) e 75 Kg por alqueire, a lanço, de ENTEC 25-15 (525 Kg/ha). O controlo de infestantes - junça, milhãs e folhas largas - foi efectuada em metade da parcela com Monsoon (Bayer) e a outra metade com Mesopec (Ascenza).