Jorge Rita representou os Açores em Encontro Nacional de Produtores de Leite promovido pela APROLEP | Agricultor 2000


A APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal, organizou no dia 1 de julho, em Alcobaça, na Vacaria do Valado e Queijaria Flor do Vale, o Encontro Nacional de Produtores de Leite, que reuniu mais de uma centena de produtores de leite associados da APROLEP vindos de todo o país, bem como técnicos do setor e contou com o apoio e participação de algumas das empresas de referência no fornecimento de bens e prestação de serviços à produção de leite em Portugal.

Este encontro começou com a visita à queijaria Flor do Vale, seguindo-se um almoço e um debate sobre "Custo de Produção e Preço do Leite", que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura Eng. Rui Martinho, de Jorge Rita da Federação Agrícola dos Açores, de Jaime Piçarra da IACA-Associação dos Fabricantes de Alimentos Compostos para Animais, de Fernando Cardoso da FENALAC- Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite e de Cândida Marramaque, da ANIL-Associação dos Industriais de Lacticínios.

A APROLEP organizou esta atividade com a convicção de ser importante reunir todos os agentes da fileira do leite neste momento difícil por causa dos elevados custos de produção, mas com a perspetiva positiva de procurar soluções para valorizar o leite e o trabalho dos produtores e de todo este setor essencial para a alimentação dos portugueses. No encontro em que participaram organizações de produtores de cereais, da indústria transformadora, e dos produtores de leite do Açores, ficou a faltar o setor da distribuição que se mostrou indisponível.

Na sua intervenção, o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, começou por enaltecer a importância deste evento organizado pela Aprolep, neste momento difícil para a fileira do leite a nível nacional.

Referiu-se à atual situação da fileira do leite regional, onde o preço pago ao produtor continua a não ser o desejado, atendendo à subida abrupta dos custos dos fatores de produção, desde as matérias-primas, aos fertilizantes, aos fretes marítimos ou aos combustíveis, e que tendem a aumentar face às repercussões da guerra na Ucrânia.

Esta realidade não tem sido compensada na sua plenitude pela indústria, já que os aumentos do preço do leite verificados na região, não refletem na totalidade a melhoria generalizada dos mercados lácteos a nível internacional, uma vez que o preço de leite pago aos produtores de leite regionais continua muito aquém do desejado, por isso, o diferencial entre produtores regionais e europeus tem aumentado.

Aproveitou esta oportunidade, para explicar a todos os presentes a realidade da fileira do leite regional, que tem características muito particulares, devido à sua situação geográfica, orográfica ou de clima difícil, existindo, no entanto, produtores de leite resilientes que gostam de produzir com qualidade, mesmo com todas as dificuldades existentes.

Abordou duma forma global o mercado de lacticínios a nível regional e nacional que necessita de sofrer uma transformação, que passa pela valorização dos produtos lácteos, para que todos os produtores de leite possam ter explorações economicamente viáveis, e com isso, rendimentos justos e dignos.