“Estão reunidas condições para que juntos, possamos ter um excelente plano estratégico...” | Agricultor 2000


Maria do Céu Antunes, afirmou que foi negociado "um acordo histórico" que "permite implementar na Europa a reforma mais ambiciosa desde há 30 anos" e apresentar às Regiões Autónomas "boas notícias", nomeadamente com "a manutenção do orçamento para o POSEI", o Regime de Apoio às Regiões Ultraperiféricas. A Ministra da Agricultura adiantou que vão ser disponibilizados "mais cerca de 200 milhões de euros" para o programa de desenvolvimento rural que está também a ser construído com o Governo Regional, o que irá permitir ir de encontro às necessidades dos agricultores açorianos.

Quanto à questão sensível do preço do leite, a Ministra da Agricultura salientou que os Governos não podem intervir no mercado para fixar o preço do leite, embora possam exercer influência junto dos vários intervenientes na fileira, no sentido de estabelecer alguns mecanismos de autorregulação, destacando o trabalho nesse sentido que tem sido feito no âmbito da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA).

Por fim e quanto ao futuro do setor agrícola, Maria do Céu Antunes foi clara em reafirmar que este está a passar por uma maior diversificação na produção de laticínios, de forma a reduzir-se na produção de leite UHT e manteiga, onde Portugal é excedentário neste momento, para se privilegiar a produção de queijo e iogurtes onde Portugal é neste momento deficitário. "O setor leiteiro produz hoje em Portugal bem mais do que a nossa capacidade para consumir e exportar. O consumo alterou-se e o mercado também e se somos excedentários na produção de leite e manteiga, somos altamente deficitários na produção de queijo e na produção de iogurtes, pelo que estando nós num arquipélago que produz queijo de excelente qualidade, se calhar vamos ter que pensar em como podemos valorizar a fileira para tirar partido disso", afirmou Maria do Céu Antunes.