Envelope Financeiro do POSEI mantido a partir de 2023 | Agricultor 2000


Após prolongadas e complexas negociações, a Federação Agrícola dos Açores comunica que os negociadores do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia chegaram a um acordo interinstitucional que permitirá manter o atual orçamento do POSEI a partir de 2023.

Este acordo é o resultado dum vasto, moroso e intenso trabalho de sensibilização da Federação Agrícola dos Açores, assim como dos seus parceiros organizacionais e governamentais portugueses, franceses e espanhóis, que, desde a primeira hora, encetaram todos os esforços para reverter a proposta de corte apresentada pela Comissão Europeia em 2018. O acordo deverá ser agora confirmado formalmente pelos colegisladores.

Resultado semelhante já tinha sido alcançado para o período transitório da Política Agrícola Comum (anos 2021 e 2022), tendo-se então assegurado a manutenção do POSEI através da eliminação da proposta de alteração avançada, em outubro de 2019, pela Comissão Europeia. Foi também assegurado o papel das regiões no desenho, implementação e gestão na política de desenvolvimento rural 2023/2027. 

Garantida a manutenção do POSEI para o período pós-2022 e considerando as atuais necessidades orçamentais, a Federação Agrícola dos Açores continuará a reivindicar, junto de todos os atores

legislativos regionais, nacionais e europeus, o aumento da dotação financeira do POSEI.