“Centro Interpretativo da Agricultura dá a conhecer setor que afirma a Região no exterior” | Agricultor 2000


O Presidente do Governo considerou hoje que o Centro Interpretativo da Agricultura, vai permitir dar a conhecer o trajeto feito por um setor que tem contribuído para a afirmação da Região no contexto nacional. "Este não é apenas, na ambição deste projeto, um espaço físico. O que aqui está em causa neste centro é bastante mais, na medida em que, através dele, será possível fazer o trajeto que a agricultura açoriana percorreu até aos dias de hoje", afirmou Vasco Cordeiro, na apresentação do projeto.

Depois de felicitar a Associação Agrícola de São Miguel pela iniciativa de criar este centro, o Presidente do Governo considerou que o setor agrícola tem sabido, ao longo dos tempos, "modernizar-se, adaptar-se e manter-se na linha da frente do contributo que dá para a criação de riqueza, mas também para a afirmação da Região no contexto nacional e internacional".

"Somos uma Região que, com cerca de 2,3 por cento do território nacional, produz mais de 35 por cento do leite que todo o país produz, cerca de 50 por cento de todo o queijo que o país produz, cerca de 20 por cento da carne que todo o país produz", destacou Vasco Cordeiro.

"Por detrás do leite, do queijo, da manteiga e de todos os outros produtos relacionados com a agricultura, há uma história feita de homens e mulheres que, ao longo do tempo, labutaram para fazer triunfar a sua vida, mas também para fazer triunfar este setor e a nossa Região", sublinhou o Presidente do Governo, para quem este projeto é também uma forma de homenagear "todos aqueles que nos permitiram chegar até aqui".