Cursos de Formação na Cooperativa União Agrícola | Agricultor 2000


A Cooperativa União Agrícola, C.R.L. promoveu nos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, três ações de formação, designadamente em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (35 horas), Alimentação e Maneio de Bovinos (30 horas) e Introdução à Informatica na Ótica do Agricultor (25 horas).

A ação formativa na área da Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos de 35 horas decorreu entre os dias 10 e 19 de dezembro de 2018. Este curso realizou-se na Casa de Povo da Freguesia da Achada no Concelho do Nordeste e contou com a presença de 17 formandos. Foi ministrado pelos formadores Eng.ª Sofia Lopes e Eng.º Filipe Spranger, em horário laboral, das 10h00 às 14h00. Todos os formandos terminaram o curso com aproveitamento, ficando desta forma habilitados a manipular e aplicar de forma segura os produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, as espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com os princípios da proteção integrada.

O inico do ano de 2019 arrancou com uma nova edição do Curso de Alimentação e Maneio de Bovinos, que ocorreu entre os dias 7 e 18 de janeiro. O formador Eng.º Henrique Lourenço foi o responsável por este curso, que aperfeiçoou os conhecimentos na área da alimentação bovina, dos 15 formandos que participaram nesta formação. No final, todos os participantes ficaram aptos a:

- Preparar e ministrar a alimentação aos animais, tendo em conta as necessidades alimentares definidas para a espécie, fase do ciclo de vida e de acordo com o modo de produção:

- Controlar a alimentação dos bovinos, nomeadamente as frações sólida e líquida e os respetivos complementos;

- Controlar a qualidade da água de beberagem e assegurar a sua disponibilidade;

- Precaver acidentes de ingestão/digestão.

- Conhecer as práticas de alimentação racional de bovinos e compreender o seu reflexo na qualidade final dos produtos, nomeadamente do leite produzido na pastagem;

Voltados 10 anos após a última edição, a Cooperativa União Agricola, CRL proporcionou novamente aos seus associados uma formação na área da Informatica. Este novo curso, mais direcionado para o agricultor, decorreu entre os dias 21 e 29 de janeiro de 2019 e, contou com a presença de 15 formandos. Ministrado pelo formador Dinis Pacheco, esta formação pretendeu qualificar os agricultores/formandos de conhecimentos básicos nas novas tecnologias de informação e internet para que possam modernizar as suas explorações e explorar as novas ferramentas online ao dispor da sua atividade profissional. Foram desenvolvidos conhecimentos na plataforma iDigital do IFAP e dos diferentes módulos do programa informático BOVINFOR.

Todas estas ações foram cofinanciadas pelo programa PRORURAL+.
 

Bruno Almeida

Eng.º Zootécnico