Pedida união durante negociação da PAC em Bruxelas | Agricultor 2000


A Federação Agrícola dos Açores alertou para a necessidade do Governo Regional, partidos políticos na Região, eurodeputados e, inclusivamente, o Governo da República, se unirem na defesa dos agricultores açorianos durante o processo de negociação da PAC pós 2020.

“Porque só desta forma, é que poderão ser encontrados os meios financeiros para a agricultura, através dos fundos comunitários, que devem ser superiores aos atuais”, defendem os os agricultores.

A direção da Federação Agrícola também defende a sua inclusão no Conselho de Acompanhamento da Revisão da Politica Agrícola Comum porque “iria enriquecer e fortalecer o debate e consequentemente, as conclusões deste órgão consultivo, já que a sua representatividade na região é significativa e considerável, sendo uma organização de produtores indispensável, na adoção das politicas agrícolas no arquipélago, onde as diretrizes da União Europeia assumem grande importância”.

Também é solicitado que a PAC pós 2020 tenha em consideração “o papel que as organizações de produtores desempenham no setor agrícola, porque são fundamentais na aplicação adequada das políticas regionais, nacionais e comunitárias porque representam os agricultores, o que lhes dá um maior conhecimento da realidade. Nos Açores, esta é uma realidade visível em todas as ilhas, no entanto, e atendendo às dificuldades estruturais existentes, a nova PAC deve prever medidas capazes de dar sustentabilidade às organizações de produtores”.