“Açores com valor acrescentado” | Agricultor 2000


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural e em colaboração com a Associação Agrícola de São Miguel assinalou, a 26 de abril, o Dia da Produção Regional com a realização de um seminário denominado "Açores com valor acrescentado", no Parque de Exposições de São Miguel.

Este ano a celebração do Dia da Produção Regional coincidiu com o Dia da Produção Nacional, que se assinala desde 2011 e cujo principal objetivo é informar os consumidores para a importância social e económica da produção portuguesa, bem como apelar ao consumo "Made in Portugal" .

Este evento, que contou com cerca de duas centenas de participantes, entre estes agricultores e industriais do setor agroalimentar, reuniu como principais áreas em destaque a produção, a transformação, a inovação, a cooperação e o consumo. O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, e o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita deram início à sessão de abertura.

O Seminário denominado "Açores com valor acrescentado" incluiu, no período da manhã, várias intervenções, sendo estas por parte de Maria Custódia Correia, da Rede Rural Nacional que nos falou sobre a importância da cooperação na produção, apelando à realização de parcerias, de Vítor Tito, da BBZ que listou as sete grandes tendências alimentares que surgirão futuramente no mercado da alimentação, e de Pedro Pimentel, Diretor-Geral da CentroMarca que opinou sobre a situação atual dos Açores no que diz respeito aos lacticínios e deu algumas dicas sobre as tendências futuras do setor do leite. Ainda antes do almoço, Mirjam Buil manifestou-se sobre a inovação na transformação e Maria Canelhas debateu a cooperação no consumo.

A manhã abrangeu também intervenções de Rodolfo Tristão, presidente da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, que nos falou sobre o mercado dos vinhos e sugeriu que os Açores poderão vir a ser um destino vínico. Também, Marisa Toste, administradora da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), referiu os próximos desafios da Marca Açores e o poder que esta marca tem vindo a desenvolver.

Já pela tarde foram apresentados quatro casos de valorização da produção regional, nomeadamente, Rui Calouro, da BEL, que falou sobre pastagens sustentáveis. Madalena Mota, do Chá Gorreana, que retratou a cultura do chá, nas várias prespectivas. Também, Carlos Arruda, do INOVA, pronunciou-se sobre a melhoria da competitividade do ananás dos Açores e por último, o empresário João Monteiro interveio sobre o valor acrescentado na horticultura.

O encerramento do seminário, ficou a cargo do Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, Fernando Sousa, que enalteceu a qualidade do evento e a presença dos agricultores.