Curso de Orientação para a Gestão da Exploração Agrícola | Agricultor 2000


No passado dia 17 de julho, teve inicio nas instalações da Associação Agrícola de São Miguel o primeiro curso formativo que objetivou instruir os interessados na área de gestão da exploração agrícola. Este foi um curso com o total de 30 horas, tendo terminado no dia 29 do mesmo mês.

Com o cofinanciamento do Programa Prorural + e do Governo Regional dos Açores, esta ação de formação foi efetuada através da parceria existente entre a Associação Agrícola de São Miguel e a COMPETIR Formação e Serviços, SA, e contou com a presença de 14 formandos.

Como é sabido, nos dias de hoje, o produtor agrícola apresenta-se perante uma série de fatores que exige uma visão cada vez mais profissional/empresarial na gestão das suas explorações. O conjunto de fatores, sejam estes conjunturais ou estruturais obriga os a melhorar a capacidade produtiva e essencialmente a produzir de forma mais eficiente. Produzir em quantidade e com os altos padrões de qualidade que os "nossos" produtos normalmente apresentam, utilizando a menor quantidade de recursos possível constitui um dos principais desafios para o produtor agrícola na atualidade. Neste âmbito, e com vista a cumprir com este objetivo, torna-se fundamental dotar os nossos produtores de mais e melhores ferramentas, que os auxiliem numa gestão efetivamente mais eficiente. É com esta intenção que a iniciativa em formar os nossos produtores em diversas áreas, mostra-se fundamental.

A formação teve como propósito oferecer aos formandos alguns conceitos básicos nas áreas da gestão, contabilidade e fiscalidade, dispondo de uma forte componente pratica com o objetivo de que as temáticas lecionadas mostrem-se no futuro efetivamente uteis para uma gestão mais eficaz e passiveis de serem utilizadas pelo produtor no seu dia a dia.

Dar a conhecer as diferentes características e especificidades das explorações agrícolas assim como o facto de a sua compreensão ser fundamental para uma melhor e mais efetiva gestão, foi também uma das finalidades da formação desenvolvida. 

Em suma, esta que foi a primeira edição do curso de orientação para a gestão da exploração agrícola superou largamente as expetativas iniciais dos próprios formandos e demonstrou uma real necessidade de proporcionar mais formações nesta área aos sócios da Associação Agrícola de São Miguel.

 

Miguel Morais Ferreirinha