Stand dos Açores na FNA em Santarém aproximou os consumidores dos produtos regionais | Agricultor 2000


A 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo é a maior feira verdadeiramente do setor agrícola que se faz a nível nacional e os produtos dos Açores estiveram em destaque num stand por onde passaram mais de 190 mil visitantes e consumidores.

A Feira Nacional de Agricultura voltou a ser palco a agenda política nacional com a presença de diversas individualidades, com destaque para a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e também do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira que inauguraram o evento.

O certame também foi palco da visita do Secretário Regional da Agricultura e Pescas da Madeira e de líderes partidários como Pedro Passos Coelho (PSD), Assunção Cristas (CDS/PP) ou Catarina Martins (BE). Os Eurodeputados Nuno Melo, Sofia Ribeiro e Cláudia Aguiar, uma delegação do PCP, a Comissão de Agricultura e Mar, o Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, e o Presidente do CES, António Correia de Campos.

Apesar da excelência dos produtos açorianos, o baixo preço do leite pago à produção esteve em destaque nas conversas mantidas entre o Presidente da Associação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, e o Ministro, Capoulas Santos

A Associação Agrícola de São Miguel voltou a marcar presença na Feira Nacional de Agricultura que decorre anualmente em Santarém e que tem grande impacto a nível nacional quer em termos empresariais quer em número de visitantes.

Durante uma semana o stand dos Açores pôs à prova dos consumidores queijos, leite, iogurtes, compotas, refrigerantes, vinho, bolos lêvedos e vários outros produtos regionais que muito agradaram aos milhares de visitantes que por ali passaram.

Para o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, "não há nenhuma feira comparada a esta em termos de dimensão do número de pessoas que nela passam. E ainda por cima, é aquela que está ligada verdadeiramente à agricultura".

É por essa razão que a Associação Agrícola de São Miguel se associa ao evento já que "este é o nosso mercado de maior dimensão e temos de estar presentes", afirmou ao elogiar também a passagem do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, pelo stand dos Açores.

O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, que é também Vice-presidente da Direção da Confederação da Agricultura Portuguesa, realçou que a presença dos Açores na Feira Nacional de Agricultura "é divulgar a excelência dos produtos da Região. Este ano não trouxemos a carne porque, em termos de logística, não foi possível por coincidir com a Feira Açores. Mas a carne, em anos anteriores, tem sido muito bem promovida. E tem visto a forma como as pessoas vêm degustar e até compram a excelência dos nossos produtos. Os Açores estão na moda e temos de aproveitar esta situação".

Presente na inauguração da Feira Nacional de Agricultura também esteve o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, que também destacou que "os produtos dos Açores estão na moda. Mas, para isso, é preciso fazer acontecer. É preciso estar presente. E a minha presença aqui é também um pouco para simbolizar a importância desta exposição dos produtos dos Açores, nomeadamente, dos derivados do leite, do ananás, das compotas", referiu.

Durante a visita ao stand dos Açores, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, e o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, fizeram questão de brindar com leite dos Açores cujo preço pago à produção também foi abordado.

Capoulas Santos disse na altura a Jorge Rita que o preço do leite nos Açores e em Portugal tem de descolar para se diminuir o fosso de sete cêntimos que existe em relação à maioria dos países da Europa.

Jorge Rita salientou que "o leite na Região e a nível nacional é pago de uma forma quase miserável" e acrescentou que "temos o melhor leite do mundo, temos o melhor produto do mundo, mas é o mais mal pago da Europa. Aqui a exigência é para que a indústria suba rapidamente o preço do leite nos Açores pago ao produtor", concluiu.

Durante a visita de Capoulas Santos ao stand dos Açores, Jorge Rita teve a oportunidade de alertar o Ministro para a necessidade que a indústria láctea açoriana tem em diversificar dos seus produtos, criando oportunidades para novos nichos de mercado.

A Feira Nacional da Agricultura contou com cerca de 700 expositores dedicados à agricultura e pecuária, associações do setor, artesanato e alimentação, entre outros, e este ano teve como tema central "Cereais de Portugal". Do programa da Feira Nacional de Agricultura constam vários colóquios e seminários para debate dos principais temas da atualidade do setor, além de desfiles e provas de campinos, atividades equestres, folclore e música tradicional e popular, entre outras iniciativas, nomeadamente uma exposição de maquinaria, agro-pecuária e industrial.