XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia decorre integrado na Feira Açores 2017 | Agricultor 2000


Este ano a Feira Agrícola Açores vai decorrer em São Miguel, que inclui o XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, e conta com mais de 270 animais a concurso vindos também do Faial, Pico, São Jorge e Terceira. Além dos animais haverá várias mostras e provas de produtos regionais, como chá, queijo e mel, que são também formas de atrair mais turistas a este evento.

A Feira Agrícola Açores é promovida pelo Governo Regional em parceria com a Associação Agrícola de São Miguel.

O XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia e o XI Concurso Juvenil Micaelense da Raça Holstein Frísia vão estar incluídos na Feira Agrícola Açores 2017, que decorre em São Miguel, de 15 a 18 de Junho no Parque de Exposições de São Miguel, em Santana.

A concurso este ano vão estar 270 animais da raça Holstein Frísia vindos do Faial, Pico, São Jorge e Terceira, para além dos animais de São Miguel, dando uma envolvência regional ao concurso.

A Feira Agrícola Açores é promovida pelo Governo Regional dos Açores, em parceria com a Associação Agrícola de São Miguel, contando também com o envolvimento da Associação de Jovens Agricultores Micaelense, Associação Equestre Micaelense, Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e outros parceiros públicos e privados, e além dos animais de leite, conta com mais de 30 animais de raças bovinas de carne, com uma mostra de 20 ovinos e caprinos e com a presença de 36 cavalos quer na vertente produtiva quer lúdica. Está prevista também uma mostra de chá dos Açores, com demonstrações, provas e palestras sobre o tema, bem como concursos hortícolas florícolas, frutícolas, méis e queijos.

Para o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, a Feira Agrícola Açores "vem numa altura crucial para demonstrarmos o potencial que temos na nossa agricultura". Sendo a Feira Açores um evento com envolvência regional e integrando-se no XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, que é um evento que tem bastante projeção nacional e internacional, "a expetativa é alta em relação à qualidade que é transversal como tem sido demonstrado ao longo dos anos".

Jorge Rita destacou que o concurso que se realiza anualmente em São Miguel, organizado pela Associação Agrícola, "está a um nível superior da União Europeia quer em termos de organização de eventos, quer na qualidade dos animais quer pela excelência demonstrada pelos produtores".

Quanto à importância real do evento, Jorge Rita reforça que "é fundamental as pessoas terem oportunidade de demonstrar o que fazem de melhor nas suas explorações, quer ao nível do setor da carne, hortícolas e frutícolas e todas as produções regionais". Além de ser também "um momento de grande convívio, confraternização e troca de conhecimento que é a parte pedagógica das feiras", atestou Jorge Rita que acrescentou que "o valor real destes eventos é continuarmos a demonstrar que este setor é importantíssimo na região e que trabalha em prol da comunidade nos produtos que ajudem a potenciar outros setores de atividade".

Uma forma de potenciar o setor agrícola é a venda de genética para o exterior que ainda é feita de forma tímida apesar da Associação Agrícola de São Miguel ter "muita vontade" de vender genética para fora da região.

O presidente da Associação Agrícola de São Miguel explica que "as questões sanitárias ainda não permitem que todas as ilhas possam vender genética de forma que gostaríamos, devido ao estatuto sanitário. Não pelas doenças dos animais, que não têm, mas porque a durabilidade dos estatutos sanitários têm de ficar salvaguardados 2 ou 3 anos em relação às vacinas que foram introduzidas. Essa situação está a ser ultrapassada e temos mercados potenciais para exportação de genética" que pode ser um negócio com valor acrescentado para os produtores.

Jorge Rita lembrou que 70% das vacas excelentes a nível nacional estão no efetivo regional "o que é bem demonstrativo da qualidade dos nossos animais", o que tem motivado já alguns negócios. Por exemplo, no centro de inseminação artificial de Espanha "há genética açoriana, há um touro reprodutor em Espanha que foi de um embrião dos Açores. Isso são dados positivos para nichos de mercado em que podemos ter vantagem comparativa", concluiu.

A Feira Agrícola Açores 2017, conta com 600 metros quadrados de stands cobertos, bem como mais de 2.700 metros quadrados de exposição ao ar livre para exposição agro comercial, onde estarão cerca de 60 operadores económicos.

A animação lúdica e cultural também é parte integrante do evento, contando com momentos musicais, animação infantil e atividades várias para o público onde se destacam demonstrações de Juntas de Ramo Grande, provas comentadas de vinhos e chá, bem como avaliação do público dos queijos dos Açores.

Para dar resposta aos visitantes que se esperam entre 16 e 18 de Junho em Santana, foram criados dois parques de estacionamento. Um na zona Este e outro na zona Oeste do parque de exposições, e que contarão com mais de 25 mil metros quadrados de estacionamento.

 

PROGRAMA FEIRA AGRÍCOLA AÇORES 2017

 

15-Junho (Quinta-feira)

15h00    XI Concurso Juvenil Micaelense da Raça Holstein Frísia

 

16-Junho (Sexta feira)

11h00    Cerimonia Oficial de Abertura da feira

14h00    Concurso de Horto - Floricultura

15h00    Concurso de Fruticultura e Arranjos Florais

Espaço FUN Kids - Touro Mecânico + Escorrega Gigante + Piloto

Bugs Bunny + Pinturas Faciais

16h00    Abertura da sala de Concursos de Horticultura, Fruticultura,

Floricultura e Arranjos Florais

18h30    Prova de Chá

19h00    XVI Concurso Micaelense Raça Holstein Frísia - Vitelas e Novilhas

Concurso de Queijos dos Açores

Arruada com Charanga dos Bombeiros

20h00    Grupo Folclore - Palco Tascas

20h30    Prova Comentada de Vinhos dos Açores

21h00    Espetáculo de Arte Equestre da Equiaçores

21h30    Mostra de Vinhos dos Açores

Tia Maria Nordeste - Palco Tascas

22h30    Concerto Académicos - Palco Tascas

 

17-Junho (Sábado)

10h30    Demonstração com Juntas de Bois - Ramo Grande

14h00    Desfile de Bovinos de raças de carne e da raça autoctone Ramo Grande

14h30    Workshop do Chá - "À Roda do Chá"

15h00    Espaço FUN Kids - Touro Mecânico + Escorrega Gigante + Piloto

Bugs Bunny + Pinturas Faciais

15h30    Apresentação do concurso Completo de Equitação pela Quinta do Paiol

17h30    Prova de Chá

18h00    Demonstração de Equitação de Trabalho pelo Picadeiro do Monte Inglês

Concurso de Mel

19h00    Concurso de Queijos dos Açores

Arruada com Charanga dos Bombeiros de Nordeste

20h00    XVI Concurso Micaelense Raça Holstein Frísia - Vacas Leiteiras

Prova Comentada de Vinhos dos Açores

Grupo Folclore - Palco Tascas

21h00    Mostra de Vinhos dos Açores

21h30    Apresentação da Associação Equestre Micaelense

Cantigas ao desafio - João Luis Mariano, José António Sousa,

Carlos Mauricio e José Eliseu - Palco Tascas

22h40    Concerto Banda Steremode - Palco Açores

 

18-Junho (Domingo)

09h30    Concurso de Modelo e Andamentos das várias classes de equinos

10h30    Eleição do Melhor Apresentador Jovem e Adulto

12h00    Leilão de Novilhas

15h00    Entrega de prémios do Concurso de Bovinos da Raça Holstein Frísia

Espaço FUN Kids - Touro Mecânico + Escorrega Gigante + Piloto

Bugs Bunny + Pinturas Faciais

16h00    Concurso de Queijos dos Açores

Entrega de Prémios dos Concursos de Horticultura, Fruticultura,

Floricultura e Arranjos Florais

17h00    Concurso Equestre - Modelo de Andamentos

17h30    Prova de Chá

18h30    Entrega de Prémios do Concurso de Modelo e Andamentos

19h00    Arruada com Charanga dos Bombeiros

20h00    Mostra de Vinhos dos Açores

Grupo Folclore - Palco Tascas

20h30    Entrega de Prémios do Concurso de Queijos e Mel

21h30    Concerto - Art in Floor - Palco Tascas