Explicar a importância da agricultura ao mesmo tempo que se ajuda a valorizar o que é nosso | Agricultor 2000


Perante a presença de mais de três mil crianças de várias escolas de toda a ilha, o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel manifestou-se satisfeito com a oportunidade de explicar aos mais novos a importância da agricultura.

Nas celebrações do Dia Nacional da Agricultura, Jorge Rita considerou importante mostrar às crianças e jovens as várias fases da cadeia alimentar para que melhor se possam valorizar os produtos regionais. "É preciso que essa cultura de consumir primeiro o que é nosso se mantenha", manifestou Jorge Rita.

O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, estava satisfeito com o colorido diferente que se viveu no mercado agrícola de Santana para assinalar o Dia Nacional da Agricultura.

As mais de três mil crianças de escolas de todos os concelhos de São Miguel puderam aprender de perto as várias etapas da cadeia alimentar e também fazer parte da realidade agrícola que se vive nos Açores, em geral, e na ilha de São Miguel, em particular.

O Dia Nacional da Agricultura, que a nível nacional foi promovido pela Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) e pelo Fórum Estudante, mereceu especial destaque por parte da Associação Agrícola de São Miguel em parceria com o Governo Regional e várias entidades públicas e privadas.

Jorge Rita explicou que o grande objetivo das atividades, que juntaram mais de três mil crianças dos seis aos doze anos, foi "explicar que a agricultura é muito importante para o nosso dia-a-dia, não só pela fixação das pessoas nos meios rurais, mas também pela nossa alimentação". Isto quando ainda existem alguns jovens "que estão convencidos que tudo o que vem para cima da mesa não exige trabalho e vem dos supermercados".

Nada melhor que, de uma forma pedagógica, "trazer as escolas e as crianças a uma quinta pedagógica onde percebem que as alfaces são plantadas, a batata é semeada, as vacas precisam de ser alimentadas para produzirem leite", explicou Jorge Rita.

Para o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel a iniciativa que juntou mais de três mil crianças, juntamente com professores e diversas entidades, "é uma demonstração inequívoca" que os Açores são uma Região "onde a agricultura tem um peso económico e social muito forte e é bom que as pessoas não se esqueçam que a alimentação que têm em cima da mesa vem da agricultura". Além disso, para haver agricultura "tem de haver mão de obra, e há pessoas e famílias que vivem exclusivamente deste setor", acrescentou.

Perante várias atividades para os mais novos, com demonstrações dos vários ciclos de produção na área do leite, das frutícolas, das hortícolas, bem como da carne, o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel também manifestou a importância de se incutir o gosto por consumir produtos regionais. "Para que se comece a ter a cultura que primeiro deve-se consumir o que é nosso e que o que é nosso é melhor. É preciso que essa cultura se mantenha", adiantou Jorge Rita que acrescentou que "os nossos produtos regionais nem sempre são valorizados, mas as pessoas com o grau de exigência que têm, irão obrigar a que os nossos produtos sejam mais valorizados".

No final do dia em que se celebrou a agricultura foi servido um almoço para todas as crianças no Parque de Exposições de São Miguel, referindo Jorge Rita que o Dia Nacional da Agricultura "foi um grande momento", agradecendo também a todos os que tornaram possível o evento, desde as escolas, o Governo Regional, a Confederação dos Agricultores Portugueses e também os próprios agricultores que expuseram os seus produtos e os seus animais.

Um Dia Nacional da Agricultura passado de maneira diferente para as mais de três mil crianças e jovens que visitaram o mercado agrícola de Santana.