“Estão reunidas condições para que juntos, possamos ter um excelente plano estratégico...” | Agricultor 2000


Maria do Céu Antunes, afirmou que foi negociado "um acordo histórico" que "permite implementar na Europa a reforma mais ambiciosa desde há 30 anos" e apresentar às Regiões Autónomas "boas notícias", nomeadamente com "a manutenção do orçamento para o POSEI", o Regime de Apoio às Regiões Ultraperiféricas. A Ministra da Agricultura adiantou que vão ser disponibilizados "mais cerca de 200 milhões de euros" para o programa de desenvolvimento rural que está também a ser construído com o Governo Regional, o que irá permitir ir de encontro às necessidades dos agricultores açorianos.

Quanto à questão sensível do preço do leite, a Ministra da Agricultura salientou que os Governos não podem intervir no mercado para fixar o preço do leite, embora possam exercer influência junto dos vários intervenientes na fileira, no sentido de estabelecer alguns mecanismos de autorregulação, destacando o trabalho nesse sentido que tem sido feito no âmbito da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA).

Por fim e quanto ao futuro do setor agrícola, Maria do Céu Antunes foi clara em reafirmar que este está a passar por uma maior diversificação na produção de laticínios, de forma a reduzir-se na produção de leite UHT e manteiga, onde Portugal é excedentário neste momento, para se privilegiar a produção de queijo e iogurtes onde Portugal é neste momento deficitário. "O setor leiteiro produz hoje em Portugal bem mais do que a nossa capacidade para consumir e exportar. O consumo alterou-se e o mercado também e se somos excedentários na produção de leite e manteiga, somos altamente deficitários na produção de queijo e na produção de iogurtes, pelo que estando nós num arquipélago que produz queijo de excelente qualidade, se calhar vamos ter que pensar em como podemos valorizar a fileira para tirar partido disso", afirmou Maria do Céu Antunes.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

A produção de leite nos Açores tem de diminuir

Ministra da Agricultura reúne-se com Jorge Rita e agricultores de São Miguel

“Estão reunidas condições para que juntos, possamos ter um excelente plano estratégico...”

Na região, irão ser criadas entidades que se irão responsabilizar pela gestão dos fundos comunitários

Jorge Rita, defende a criação de pacto de regime para se resolver a situação do setor leiteiro

"O principal problema dos Açores, neste momento é o rendimento dos Agricultores"

“Os apoios comunitários, um desempenho eficiente da Secretaria Regional da Agricultura e uma boa estratégia ambiental são fulcrais...”

“A Agricultura esteve, está e estará sempre na base da economia dos Açores”

Renovado o protocolo entre o Governo dos Açores e a Federação Agrícola dos Açores

Workshop Dairy-4-future - Impacto das políticas europeias e regionais na produção leiteira açoriana

Ação de sensibilização PAC pós-2020 decorreu no Parque de Leilões da Associação Agrícola de São Miguel

Fórum Açores Bio21 - Seminário Agricultura de Precisão

O futuro da agricultura na União Europeia deve ser sustentável

“Estima-se que 43% do leite dos Açores é utilizado para marcas brancas”

O Projeto Dairy-4-Future

O ponto de vista dos produtores