Grande participação na 12º edição do Curso de Preparadores de animais 2018 | Agricultor 2000


A Cooperativa União Agrícola, CRL organizou pelo 12º ano consecutivo o Curso de Preparadores de Animais para concursos pecuários entre 26 e 29 de março de 2018, no Parque de Leilões, em Santana. Nesta edição frequentaram cerca de 46 formandos, distribuídos por juvenis e adultos. Desde os 6 anos até á idade mais adulta, provenientes de uma extremidade á outra da ilha de São Miguel, o interesse em começar a participar em concursos, noutros a vontade de aperfeiçoar ainda mais a preparação dos seus animais, proporcionou que esta formação fosse novamente um grande êxito.

A vontade de aprender novas técnicas, o carinho e a paixão pelos animais encoraja que individualmente cada formando tenha orgulho em demonstrar que gosta de vacas, que se dedicam a elas e que querem num futuro próximo aliar-se a esta atividade.

O Curso de Preparadores de animais tem como objetivo melhorar a apresentação e qualidade dos animais nos concursos pecuários, que são uma montra das potencialidades do setor agropecuário não só para os Açorianos, mas também para quem visita a região, servindo como um estímulo e incentivo à atividade agropecuária.

Esta ação de formação foi ministrada pelo formador Eng.º Pedro Campos, natural de Famalicão, e que celebra este ano 20 anos de preparação de animais para concursos. Já preparou animais Holstein Frísia das principais explorações agrícolas nacionais, é também uma presença assídua na preparação dos animais nos concursos micaelenses. Nos últimos anos tem sido convidado a preparar animais em concursos de Espanha e Bélgica.

No decurso desta formação, e com a finalidade de participarem no XII Concurso Juvenil Micaelense da Raça Holstein Frísia 2018, participaram cerca de 14 jovens manejadores com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos. O principal objetivo destes formandos foi aprender a manejar a sua vitela e como proceder de forma correta quando entram numa pista. 

No último dia do curso, foram avaliados os conhecimentos adquiridos pelos formandos, simulando-se um concurso pecuário. Dividiu-se os formandos em duas secções: a primeira secção com os formandos mais novos e a segunda secção com os formandos mais velhos. No final, juntou-se os três melhores apresentadores de cada secção para formar a terceira secção.