Feira Agrícola Açores arrancou com reivindicação de melhores preços pagos à produção | Agricultor 2000


O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, começou por dizer que a Feira Agrícola Açores 2017 arrancava sob o signo "da maior crise de sempre" no setor leiteiro. Muito por culpa do baixo preço pago à produção. "Envergonha-nos o preço do leite pago nos Açores, temos o melhor leite do mundo mas é o mais mal pago da Europa" disse Jorge Rita que espera um aumento do preço do leite a breve trecho.

A presença de mais de 270 animais a concurso foi, no seu entender, um sinal claro da pujança e vitalidade do maior e melhor setor de atividade da região

Na inauguração de mais uma Feira Agrícola Açores, que este ano integrou o XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita lamentou a ausência do Presidente do governo regional, já que a sua presença, valoriza sempre, o trabalho que os agricultores desenvolvem em prole do futuro da região.

Destacou que o certame decorria "sob o signo de uma das maiores crises de sempre do setor leiteiro", nomeadamente em relação ao preço do leite pago à produção que, nos Açores, está muito aquém do que acontece nos restantes países da Europa. “Estamos a falar da diferença do preço do leite, que a Europa aumentou nos principais países 13% a 23%, uma média geral de 6 a 7 cêntimos, a nível nacional estamos a falar de 2 cêntimos e nos Açores foi 1 cêntimo, de forma tímida e envergonhada”, referiu Jorge Rita.

As críticas seguiram em direção às indústrias "que consideram sempre que é um problema do mercado, mas todos conhecemos os mercados e o preço pago ao produtor é residual e envergonha-nos a todos que produzimos com tanta qualidade”, salienta ao acrescentar que tudo o que foi pedido aos produtores, foi cumprido: "à produção compete ter vacas boas, produzir com qualidade. Temos qualidade dos animais, profissionalismo dos produtores e qualidade no produto final que não tem sido valorizado pelas indústrias".

É por isso que a expetativa dos produtores é de aumentos do preço do leite, suportado pela qualidade dos animais presentes na Feira Agrícola Açores 2017.

Salientando que a presença de mais de 270 animais de leite a concurso que contou também, com animais vindos da Terceira, Faial, Pico e São Jorge, é sinal "da pujança do setor de modo abrangente". É por isso que acrescenta que "temos o melhor leite do mundo mas é o mais mal pago da Europa. Quem decide e quem está do lado da decisão, que faça e reparta perante toda a fileira para todos ganharmos e estarmos de forma sustentável" num setor que considera que é o maior e melhor da região.

"Sabendo que os momentos são difíceis, também temos de provar e principalmente a quem decide, na região, no país e na União Europeia, que este setor apesar da crise que atravessa ainda é o maior e o melhor setor de actividade na região. Este é o setor que ajuda a potenciar outros setores que estão na moda e que são de grande importância para a região, mas toda a gente sabe que não há turismo se não houver uma boa agricultura", referiu o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel que concluiu que "uma agricultura falida é a falência de toda a economia da região".

Na inauguração da Feira Agrícola Açores 2017, Jorge Rita disse que entre o turismo e a agricultura há "o casamento perfeito" em termos económicos mas ambos os setores precisam de estar "de forma sustentável e equilibrada" para quem neles trabalhe tenha rendimentos suficientes para fazer face aos custos. É por isso que refere que "há muita gente que se levanta todos os dias para alimentar as suas vacas, sabendo que todos os dias perde dinheiro. Gostavam de ir trabalhar sabendo que iam perder dinheiro? É um desafio para alguns críticos", disse.

Relativamente ao setor da carne que também marcou presença na Feira Agrícola Açores 2017 em Santana, o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel referiu que têm sido dados passos importantes e a recente constituição de um organismo que vai articular a fileira "pode ser positivo", à semelhança do que tem sido feito pelo Centro Açoriano de Leite e Lacticínios que tem dado os primeiros passos para ajudar o setor do leite, através de uma candidatura apresentada a Bruxelas para potenciar novos mercados e para valorização dos produtos lácteos açorianos.

Sobre outras produções regionais Jorge Rita lembrou que também "é preciso boa organização para que o sucesso destes produtores também seja uma evidência" e ressalvou a necessidade de se aplicarem na região os seguros agrícolas para que "se possa produzir com confiança".

Em termos de reivindicações dirigidas ao Governo Regional, Jorge Rita voltou a referir a necessidade de se continuar a apostar nas infraestruturas, já que "o agricultor que já tem água e luz e um bom caminho, tem diferencial de 4 cêntimos por litro de leite em comparação com outros. Essas assimetrias não podem continuar tão acentuadas", esperando que o estatuto sanitário da região continue a melhorar substancialmente.

Face à situação, referiu que "o governo regional deve antecipar as ajudas comunitárias no âmbito do POSEI e PRORURAL aos agricultores o mais rapidamente possível, tal como tem acontecido nos últimos anos".

O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel desafiou também o governo regional a reivindicar junto do Governo da República alterações ao nível da segurança social principalmente para os jovens agricultores, bem como a diminuição do IVA, e a necessidade de se disponibilizarem verbas para colmatar os rateios, principalmente em relação ao abate que foi o que teve maior impacto na produção.

Jorge Rita falou que os rateios aconteceram por "por terem havido mais vacas, mais abates e um maior crescimento em todas as áreas e "o que significa que o montante do POSEI não é suficiente". Por isso entende que "há um trabalho que tem de se fazer na Europa, pedir o aumento do envelote financeiro. Se há uma execução quase perfeita do POSEI em todas as medidas, este é o melhor plafond de reivindicação junto da União Europeia. Temos créditos mais que suficientes para não baixar os braços".

O presidente da Associação Agrícola de São Miguel deixou ainda duas notas positivas apesar das dificuldades que se vivem, no setor, nomeadamente a celebração do Dia Nacional da Agricultura, que juntou em Santana mais de 3 mil crianças, e a presença da Associação Agrícola na Feira da Agricultura de Santarém. Ambos foram eventos que contaram com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas que também esteve na inauguração da Feira Agrícola Açores 2017, em substituição do Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

No final foi feito um agradecimento a todos os que colaboraram na organização da "montra extraordinária" de produtos regionais que invadiu o Parque de Exposições de São Miguel e todo o recinto da Associação Agrícola de São Miguel em Santana.